sábado, 8 de outubro de 2011

O vinho e suas propriedades benéficas para nossa saúde

No "Vida, Saúde e Beleza"


O Vinho tem muitas propriedades benéficas para nossa saúde, independentemente da safra e marca que possui.

Uma de suas principais caracteristicas é o alto teor de flavonóides, antioxidantes que inibem a formação de células, as quais provocam o nosso envelhecimento. Outra propriedade valiosa para o nosso organismo é o resveratrol, ele elimina as plaquetas, que entopem as nossas artérias, provocando coágulos.

O Vinho protege o indivíduo da catarata, auxilia na diabete, aumenta a imunidade em gripes, resfriados, pedra nos rins e problemas cardiovasculares. Aumenta também o colesterol bom, abaixando o ruim. Ele é anticoagulante e antioxidante. Protege o nosso corpo do Mal de Alzheimer, úlcera, hipertensão e trombose – tudo isso devido a sua ação anticoagulante.

Desde a idade média, a evolução da medicina esta ligada as propriedades do vinho. Notoriamente, existem prescrições médicas em registros antigos, cerca de 2200 a.C, com receitas baseadas no mesmo.

Os antigos romanos também empregavam o vinho na cura das feridas dos gladiadores, como desinfetante e cicatrizante.

Foi na Itália, no século XI, que a importância do vinho na saúde veio à tona com experiências feitas nas Universidades de Salermo. Começou então a divulgação de seus benefícios, aumentando ainda mais o seu consumo. Louis Pasteur, depois de inúmeras pesquisas, divulgou resultados que comprovaram ser o vinho a mais higiênica e saudável de todas as bebidas. No século XVIII, a água era constantemente contaminada, por esse motivo era muito mais “seguro” beber vinho.

Devido a presença do alcool, o vinho é uma bebida que traz vários benefícios para a saúde, somente porém se tomada com cautela e inteligência. O ideal é uma taça de vinho à noite, durante o jantar e nada mais. Sem exageros.

Na verdade, as propriedades do vinho estão contidas na uva, onde seus principais benefícios estão concentrados na casca. Portanto podemos nos beneficiar
consumindo essa fruta, pura ou em suco de preferência com casca, que é onde suas propriedades benéficas mais se concentram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário