sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Ameixa, fruta de grande valor nutritivo

No "Vida, Saúde & Beleza"



A principal região produtora de ameixa do mundo é a Califórnia, sendo que a Argentina e o Chile são os maiores produtores da América do Sul.

A ameixa tem um grande valor nutritivo, tem fibras como a pectina e a celulose, é rica em açúcar, tem Vitaminas como: Caroteno, B1, B2, Pró Vitamina, A1 e C, Proteínas, Sais Minerais, como Potássio, Sódio, Fósforo, Ferro, Cálcio, lipídeos, Glicídios, e diversos óleos.

Pode ser encontrada, amarela ou vermelha e também roxa escura, sendo ela carnosa e suculenta.

A ameixa é fruto da ameixeira, que pode ser consumida na própria árvore. São doces, nutritivas e muito saborosas.

Além disso, pode ser servida com muitos pratos salgados, pois combina com quase todos. Ela pode ser consumida seca que não perde as suas propriedades,
continuando sendo um ótimo alimento e ainda pode funcionar como laxante natural.

A ameixa seca tem várias formas de se comer: Em caldas, pudins, bolos, sorvetes, refrescos, licores, doces e tortas.

A ameixa tem grande poder de neutralizar os radicais livres, causadores do câncer, evita também o envelhecimento precoce e o reumatismo.

Existe uma variedade enorme de tipos de ameixa, todas elas com semelhante composição de nutrientes, pode mudar alguma coisa em relação ao açúcar, nesse
caso, muda a sua coloração.

Ela pode ser encontrada, o ano todo, além disso, podemos fazer com essa fruta, geléias, compotas, misturadas ou não, com nozes, raladas, uvas passas, figos secos, etc.

Deixando as ameixas de molho durante a noite, ficam mais laxativas, sendo que a água que ela ficou também é um ótimo laxante, inclusive para crianças, que tenham intestino preguiçoso.

Sendo a ameixa uma fruta com tantas propriedades, devemos usar e abusar dela, consumindo-a pura, em doces e como acompanhamento de salgados. Enfim
alimento como esse, deve fazer parte da sua alimentação diária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário