sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Como evitar as doenças do coração

No "Resumo do Dia"


De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde – OMS, todos os anos cerca de 17,3 milhões de pessoas morrem em todo o mundo vítimas de doenças cardiovasculares, sendo esta a principal causa de morte do planeta. Alguns fatores de risco como: pressão alta, taxas de colesterol e glicose elevadas, sobrepeso ou obesidade, hábitos como fumo, baixa ingestão de frutas e verduras e sedentarismo, são alguns dos principais desencadeadores de processos fisiológicos que culminam em doenças do coração.

Como evitar as doenças do coração




A preocupação em relação a este tema aumenta ainda mais levando-se em consideração que cada vez mais pessoas em idade produtiva vêm se enquandrando em um perfil que antes era ocupado pela terceira idade. Por isso, não é raro encontrarmos adultos jovens com diagnóstico de cardiopatias. Diante deste grande risco a vida, a OMS lançou uma lista de prioridades a serem cumpridas pelas nações de todo o mundo nos próximos anos, com o objetivo de aumentar a atenção às doenças cardiovasculares na agenda global de saúde. Entre as ações previstas, estão inclusas: a melhorar do atendimento a pacientes vítimas de doenças do coração e derrames; promoção de dietas voltadas para o bem-estar do coração e atividades físicas para toda a população; melhora na detecção e no controle da pressão alta em todo o mundo e avanço na conquista de um mundo livre do fumo.

No entanto, infelizmente, não podemos esperar até que o governo crie programas que atendam a todos os níveis da população. Algumas ações individuais e diárias podem e devem ser realizadas por quem deseja evitar e proteger o coração das principais doenças que o atingem. Uma boa noite de sono, entre seis e oito horas; manter uma alimentação saudável, livre de alimentos gordurosos; praticar atividades físicas de forma regular e evitar os vícios como o fumo e a bebida alcoólica em excesso, são algumas das atitudes que certamente irão te livrar de diversas cardiopatias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário