quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Faça sua cabeleira brilhar

Em "Cabelos e Cosméticos"

Algumas mulheres preferem usar cabelos curtos e lisos, outras compridos e cacheados, algumas optam por cortes modernos enquanto outras escolhem os mais clássicos. Mas não importa qual o seu gosto ou o seu tipo de cabelo, existe uma característica que todas, sem exceção almejamos: o brilho intenso! Dois renomados profissionais dão dicas preciosas de como obter o efeito brilhante e deixar seu cabelo como você sempre quis.


Quando vemos uma propaganda de xampu ou um anúncio de revista, algo que nos chama a atenção é o brilho no cabelo das modelos. Toda aquela luz passa a imagem de uma mulher glamourosa, poderosa e muito sensual. Não é à toa que os anunciantes abusam de artifícios como Photoshop (programa de computador que faz o tratamento de imagens) e de iluminação em estúdio.

Mas mesmo sabendo de todos os truques usados para que o cabelo da mocinha da foto pareça mais brilhante do que realmente é, quando nos deparamos com madeixas assim, somos tomadas pela admiração e depois pela comparação, que às vezes vem acompanhada por uma sensação de que podemos fazer alguma coisa a mais para que nossa cabeleira ganhe um pouco de vida e luminosidade também.

Quase sempre, esse poder de melhorar o aspecto dos fios está ao nosso alcance. Os profissionais garantem que a opacidade dos fios é associada, na maioria dos casos, à falta de cuidado, ou seja, se o seu cabelo está bem tratado ele tende a brilhar.

Por que o cabelo perde o brilho?

Antes de saber o que devemos fazer para recuperar o brilho, é preciso saber como foi que ele se perdeu. Geralmente, a grande responsável pela falta de brilho dos fios é a cutícula capilar, ou seja, a camada mais externa do fio. "A cutícula é formada por várias camadas, assim como uma escama de peixe e quanto mais danificado o fio, mais abertas ficam as escamas, causando a perda de brilho", explica o hairstylist Alison Alvarez, do salão Franck Provost (SP).

O brilho acontece quando a luz reflete em uma superfície lisa, portanto se as cutículas estão abertas, o fio não consegue refletir luz. E não é só isso, cutículas abertas também significam que o fio não consegue reter água e proteínas necessárias para a saúde e brilho do cabelo. Agora você deve estar se perguntando: "o que faz as cutículas se abrirem?" A resposta é simples - exposição ao sol, poluição, vento, secadores, tintura ou qualquer outro processo químico.

Na verdade, como explica a cabeleireira Rô Benvive, do salão EV (SP), as pessoas passam por processos químicos e tinturas e esquecem da manutenção, que é fundamental nesses casos, como hidratações frequentes, cortes, e vão deixando o cabelo sem cuidado até o dia em que percebem que o cabelo não brilha mais.

Tingidos podem ser luminosos?

Independentemente da cor, os tingidos sofrem agressões químicas que abrem as cutículas e resultam em cabelos opacos. Manter a luminosidade vai exigir mais do que nos fios naturais. São necessárias hidratações periódicas e mais potentes, além de retoques na cor com tonalizantes de brilho. Use também produtos específicos para cabelos tingidos que vão evitar que a cor desbote rapidamente e o brilho vá embora com ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário