sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Colorimetria Capilar

No "Blog da Adri"


Quando o assunto é coloração de cabelo, descoloração, tinta, tonalizante,mechas,luzes, matizar, pigmentar…

O bom cabeleireiro sabe da importância de analisar bem um cabelo antes de iniciar qualquer processo químico, pois o resultado final depende de vários fatores como por exemplo desde químicas anteriores até a saúde dos fios.

Atualmente a procura por mudar o look das madeixas é grande ,e muitas mulheres desejam mudar de cor de cabelo a todo instante ou estão sempre usando alguma química nos fios. Por isso, o profissional deve estar sempre se atualizado em diversos tipos de cursos e aplicações de determinados produtos químicos capilares. Um dos cursos muito importante para um bom cabeleireiro é a Colorimetria, que é um estudo das cores, das suas composições e combinações.

O Colorista deve saber identificar a cor que está no cabelo da cliente, seja ela natural ou artificial, analisar o que precisa ser melhorado e qual a cor que favorece o tipo de pele da cliente .E quando a cliente quiser mudar de cor o colorista deve sugerir a cor e tonalidade que mais valorize a sua cliente .
A cor natural do cabelo se dá pela presença de melanina presentes no córtex dos fios. Esses pigmentos são três tipos: eumelanina, feumelanina e tricosiderina.

- Eumelanina: pigmentos cor azul;
- Feumelanina: pigmentos alaranjados ou amarelados;
- Tricosiderina: pigmentos vermelhos.

São esses pigmentos que definem a cor dos cabelos que servem como base para uma nova coloração. Por exemplo, uma parede será pintada e se ela for da cor branca, o resultado final será um, porém se a parede for da cor verde, o resultado será outro.

Um tom pode amenizar ou potencializar o efeito do outro. Assim, o verde opõe-se ao tom vermelho e o neutraliza; o roxo opõe-se ao tom amarelo e o neutraliza; o laranja opõe-se ao tom azul e o neutraliza.

Reflexos ou luzes douradas podem ser neutralizados usando um colorante violeta. Por isso aquele famoso xampu violeta consegue neutralizar o alaranjado e amarelado dos cabelos loiros ou grisalhos. Algumas mulheres quando decidem pintar os cabelos de alguns tons castanhos ou pretos podem deixar a raiz dos fios avermelhada algumas semanas após a aplicação. Isso ocorre porque o tempo se pausa da tintura não for respeitada por ela ou pelo cabeleireiro. Por isso é extremamente importante procurar um bom profissional quando quiser um resultado perfeito na coloração do seu cabelo.

A descoloração é outra área que merece uma atenção especial do profissional e requer muita prática , pois essa é a única maneira de clarear os cabelos para que possam ser tingidos em tons mais claros. Deve-se sempre usar produtos excelentes e profissionais afim de preservar ao máximo o cabelo da cliente.

Colorir o cabelo parece simples, mas essa arte exige muito mais do que misturar tinturas e aplicar nos cabelos. A colorimetria rege as regras da boa coloração: é uma ciência que vai fundo no estudo das cores, analisa sua composição e suas combinações, levando em conta a forma como são vistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário