segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Como diminuir o frizz dos cabelos?

No "Beleza e Saúde"


Esse é mais um dos assuntos que incomodam as mulheres, o chamado “frizz” ou fios arrepiados. O frizz são aqueles cabelinhos arrepiados e grossos que ficam no meio e em cima da cabeça. Este arrepiado dos fios ocorre pelo simples fato da cutícula dos fios estarem abertas, sendo que isso resulta na aparência de cada mecha com arrepiado e sem aderência. Além disso, a ausência de comprimento e nutrientes auxilia para o aspecto “frizzado”.

Geralmente quando o cabelo está com muito frizz, é sinal de que o cabelo está desidratado. Para esses casos o problema tem solução — e a melhor delas é unânimidade entre os cabeleireiros: uma boa hidratação e cauterização.

Mas se a hidratação não resolve, ou se aqueles fios arrepiados são característicos da pessoa, outra solução interessante é a escova progressiva.
Fatores que contribuem para aparecer o frizz

* Clima: quando a umidade do ar aumenta os cabelos se tornam ainda mais elétricos e arrepiados.
* Chapinha:
o calor da chapinha desgasta a cutícula, deixando as madeixas ressecadas e desidratadas, propiciando o aparecimento do frizz.
* Química: em contato com a química, a cutícula capilar abre, surgindo o arrepiado. Se não for devidamente tratado, com o tempo, o cabelo perde queratina e quebra com facilidade, piorando a aparência e a quantidade dos fios rebeldes.
* Falta de cuidado com o cabelo: escovar de qualquer jeito, usar produtos de baixa qualidade e falta de hidratação podem enfraquecer e quebrar os fios.
Dicas para evitar o Frizz
* Faça hidratação semanalmente.
* Cauterização (para fechar as escamas) a cada 3 meses
* Escova progressiva em casos extremos.
* Prefira pente de madeira.
* Evite esfregar os cabelos na hora de secar com a toalha.
* Use condicionador na hora da lavagem para fechar a cutícula.
* Use pomadas, reparador de pontas, silicone e leave-in anti-frizz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário