quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Condicionadores Por que usar?

Em "Cabelos Lindo"

Nosso couro cabeludo produz oleosidade com o objetivo de promover a saúde do couro cabeludo e o condicionamento dos cabelos. A retirada excessiva do sebo pelo uso excessivo de xampus acaba tornando necessária a utilização de produtos que reponham os benefícios do óleo natural de nossos cabelos para devolver aos fios o brilho, a maleabilidade, a facilidade de penteado e diminuir a eletricidade estática dos fios.

Os condicionadores foram desenvolvidos com a idéia de possibilitar a reposição de elementos que promovam os efeitos benéficos do sebo sem causar os efeitos negativos do excesso de oleosidade.

Produtos condicionantes podem se apresentar de várias formas, porém em nosso meio é mais comum que se apresentem na forma cremosa. Atualmente cresce no mercado a presença de produtos condicionadores nas formas de géis ou pastas.

Uma das características mais importantes dos condicionadores, além de devolver aos fios algumas características que são perdidas por conta das agressões do dia-a-dia é a de ajudar na reparação dos cabelos danificados.

Para se ter uma idéia das inúmeras causas de danos capilares podemos citar: o uso de xampus não adequados ao tipo de fio, lavar os cabelos mais vezes do que o necessário, escovar, usar secadores, chapas ou outras fontes de calor nos cabelos, alisamentos, tinturas e permanentes, além dos danos causados pelo clima e pela exposição às águas do mar ou piscina.

A reposição de elementos condicionantes ao fio pelos condicionadores é uma característica temporária quando o dano está presente já que os cabelos costumam ser tecidos mortos. Durante o período que os agentes condicionantes estiverem presentes nos fios (normalmente até a próxima lavada), os benefícios dos condicionadores poderão ser percebidos.

Diversos são os princípios ativos presentes nos condicionadores, entre eles encontramos os agentes formadores de filme (que formam uma película protetora e oclusiva ao redor dos fios – a oclusão diminui a perda de água pelos cabelos e consequentemente a desidratação), agentes quaternários (diminuem a eletrecidade estática dos fios e promovem maleabilidade aos cabelos), proteínas (que reduzem o impacto das lesões aos fios deixando-os mais fortes e resistentes) e os silicones (devolvem o brilho, a maleabilidade, diminuem a eletricidade estática e reduz o atrito entre os cabelos e entre cabelos e pentes/escovas).

Atualmente não é difícil encontrar condicionadores que apresentem em suas formulações ativos que agem como protetores solares. Cabelos que são agredidos pelo sol apresentam-se mais secos, perdem força, ficam ásperos, perdem cor e fragilizam podendo quebrarem-se com mais facilidade. Logo, o uso de protetores solares nos fios é uma boa idéia.

Em função da enormidade de benefícios que os condicionadores proporcionam aos cabelos, o uso destes produtos acaba tendo fundamental importância na manutenção de cabelos saudáveis e mais bonitos.

Ainda assim, sempre sugerimos que tudo que venha a ser aplicado nos cabelos, mesmo que para promover melhorias, seja usado com moderação. Mesmo porque, o excesso de condicionadores agirá de forma a promover problemas semelhantes ao excesso de sebo, entre elas o aspecto sujo dos fios e até mesmo casos de dermatite seborréica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário