sábado, 7 de agosto de 2010

Cuidando dos Cabelos Durante a Gestação... Grávida e Linda!!!

Durante o período da gestação, a defesa da mulher cai muito, mas ao contrário do que muitas mamães pensam, a enxurrada de hormônios femininos faz com que os cabelos praticamente não caiam durante a gestação.

Em "Cabelos Com Vida Própria"

Mas é preciso evitar alguns procedimentos, como a aplicação de tinturas, permanentes e relaxamentos, sobretudo nos três primeiros meses. No restante da gestação eles ainda podem causar irritações no couro cabeludo. Portanto, estes produtos devem ser evitados durante o período. A saída pode ser o uso de henas e reflexos que não contenham amônia e metais pesados.

Gravidez não combina com tintura...

A tintura é nociva por conter amônia, substância que, em contato com o couro cabeludo materno, é transportada pela circulação sangüínea, podendo causar má formação fetal e até aborto. Mas dá para cuidar dos cabelos, sem arrancá-los de preocupação.

O truque é apelar para luzes, balaiages e reflexos, feitos com a técnica da touca, que cobre toda a cabeça, deixando a raiz livre do contato com o produto. Assim, a mistura não entra em contato direto com a pele. Os xampus tonalizantes estão liberados, desde que não contenham amônia na composição. Por isso, fique de olho nas instruções da embalagem. A melhor opção é usar tinturas naturais, como a hena. Quem nunca usou o produto feito com o pó extraído das folhas da Lawsonia Inermis Linné, árvore originária do norte da África e Índia, deve fazer um teste prévio para verificar se apresenta sensibilidade ao produto.

Os hormônios também têm influência nos cabelos!

As alterações hormonais durante a gestação e a amamentação podem levar muitas mulheres a experimentar mudanças nas condições dos cabelos, que podem ficar mais ou menos oleosos, por exemplo. A gestante deve estar atenta à estas mudanças e trocar o tipo de xampu e condicionador usado, se necessário. Mudanças na estrutura dos cabelos são comuns. Geralmente os cacheados tendem a ficar mais lisos e os lisos ficam mais finos, o que tende a permanecer mesmo depois do período de gestação. E isto deve-se a uma grande alteração hormonal e metabólica pela qual passa a mulher nessa fase da vida.

Após o parto

Após o parto, o organismo começa a retornar lentamente à normalidade. Alguns meses após o nascimento do bebê ocorre o chamado eflúvio telógeno agudo. O cabelo começa a cair muito. É como se todos os fios que deveriam ter caído durante os nove meses fossem para o ralo de uma vez. Mas não se preocupe, pois a condição é temporária. Porém, caso a situação não se estabilize, convém agendar consulta com um dermatologista para avaliar as causas da queda e tratá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário