quarta-feira, 15 de junho de 2011

A Importância do pH Para os Cabelos

No "Blog da Adri"


Algumas vezes já falei no blog a respeito do pH do cabelo e de produtos com pH baixo , mas muitas dúvidas ainda restam quando o assunto é pH e porque se fala tanto em pH ultimamente. Depois dos produtos sem sal uma nova moda anda fazendo a cabeça das consumidoras de produtos capilares a busca por produtos com pH baixo.

O pH, potencial hidrogeniônico, determina o grau de acidez e alcalinidade de todo produto que possua água em sua formulação, assim como o corpo humano e os cabelos. Sua escala vai de 0 a 14 (o índice 7 é o neutro. Ao se deslocar na escala, os valores inferiores a 7 estão caminhando para o índice ácido e os valores superiores ao índice alcalino).
Tanto o pH da pele (entre 5,5 e 6,5) quanto o do cabelo (entre 4,5 e 5,5) são ligeiramente ácidos. Estudos mostraram que um produto com pH baixo penetra mais profundamente na fibra capilar, entregando nutrição e hidratação aos fios.

E quando o cabelo possui algum tipo de química principalmente alisamento, os cuidados com os fios precisam ser redobrados. O pH balanceado de um Shampoo deve ser similar ao da fibra capilar (em torno de 4,5 a 5,5), mas também deve ser capaz de abrir as escamas do fio e promover a limpeza, sem agredir a cutícula capilar.

Os condicionadores e cremes em geral, principalmente os de tratamento e de tratamento de choque, devem ter pH mais baixo para que os ingredientes ativos possam penetrar na fibra capilar, proporcionando uma hidratação profunda e eficaz, facilitando a selagem das escamas e o realinhamento da fibra capilar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário