sábado, 18 de junho de 2011

Como evitar caspa no inverno

No "Resumo do Dia"


Pele seca, menos hidratada e caspa são alguns dos problemas mais comuns que surgem com o inverno. De acordo com dermatologistas, a umidade e a oleosidade natural tanto da pele quanto do couro cabeludo devem ser preservados para evitar a mudança no aspecto e o aparecimento de diversos problemas relacionados. A caspa pode ser provocada por fatores genéticos, resíduos de produtos capilares ou por contaminação através do fungo Malassezia globosa, nesses casos deve-se utilizar produtos específicos para combatê-la.

O ideal é usar juntamente com um bom creme hidratante, um óleo, protetor solar e manteiga de cacau. Em geral, mulheres que estão na menopausa e idosos têm uma predisposição maior a apresentar caspa, uma vez que nessas situações a pele está bem menos hidratada o que a torna mais fina e conseqüentemente mais susceptível a descamação. Sabonetes em barra, cremes com excesso de perfumes e corantes, óleos, banhos quentes e longos e o uso de buchas, também favorecem o ressecamento da pele. Já os sabonetes líquidos e os cremes hidratantes são altamente indicados para a temporada de inverno e por isso devem fazer parte do dia a dia de todos nós.

Para o couro cabeludo, dê preferência a xampus anticaspa e que esteja de acordo com o seu tipo de cabelo. Para quem já sofre com o problema há muito tempo, é indicado o uso de xampus de alcatrão, que combatem a seborréia. Evite utilizar produtos que possam irritar o seu couro cabeludo, como geralmente acontece com o spray de cabelo áspero ou gel, e bonés ou chapéus, pois ficará mais abafado e dificultará a circulação do ar.

Lavar o cabelo diariamente ajuda a remover a sujeira e todos os resíduos que vão se acumulando, além de evitar a caspa devido à oleosidade excessiva. Além disso, lembre-se sempre de que para manter os cabelos e o couro cabeludo saudáveis é necessário manter uma boa alimentação e beber muita água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário