terça-feira, 10 de maio de 2011

Queda de Cabelo – Mulher

No "Cabelo e Maquiagem"

Queda do Cabelo na Mulher

Várias são as causas da queda de cabelo feminino, desde uma diminuição fisiológica do volume dos cabelos na mulher após a menopausa, ao uso de produtos químicos inadvertidamente, até uma forte predisposição genética, sendo comum à associação de vários fatores.

As principais causas de queda do cabelo na mulher são:

Pós-parto: quando a mulher está grávida, ela perde menos fios do que perderia normalmente e ao final da gravidez muitos fios entram na fase de repouso do ciclo e caem. Isso ocorre normalmente 2 a 3 meses após o parto, podendo durar de 1 a 6 meses, retornando ao ciclo normal na maioria dos casos.

Anemia: a deficiência de ferro pode ocorrer por uma diminuição da ingestão ou absorção do ferro ou por uma perda crônica através do sangue, como por exemplo, em mulheres com o período menstrual muito longo ou com grande volume. Essa deficiência pode ser detectada através de exames de sangue e corrigida com o uso de medicações para repor o ferro.

Dieta pobre em proteínas: dietas não balanceadas podem levar a uma ingestão inadequada da quantidade de proteínas e o corpo irá economizar as proteínas nos cabelos, fazendo com ele passem para a fase de repouso, o que acarretará em uma perda grande dos fios. Isso pode ser prevenido e tratado através de uma dieta balanceada, com as quantidades adequadas de proteína.

Uso de produtos inadvertidamente: o uso de tinturas, água oxigenada, permanentes, alisantes, descolorantes e outros produtos podem enfraquecer os cabelos levando a sua queda. Nestes casos é necessário interromper o uso até o crescimento de novos fios.


*Infecção por fungos: ocorrem áreas de descamação no couro cabeludo com vermelhidão e inchaço, deixando os fios quebradiços. Essa infecção é contagiosa e deve ser tratada com o uso de medicamentos.

Uso de medicamentos: alguns medicamentos podem ter como efeito colateral à queda temporário dos cabelos.

• Uso de pílulas anticoncepcionais: algumas mulheres podem ter uma perda dos cabelos com o uso das pílulas anticoncepcionais, e caso isso ocorra, devem procurar o seu ginecologista. A interrupção do uso das pílulas também pode desencadear a queda dos cabelos 2 a 3 meses após o término do uso. Esse fato ocorre de maneira semelhante ao que ocorre no pós-parto.

• Distúrbios da tireoide: a diminuição ou o aumento da produção dos hormônios da tireoide, denominados de hipotireoidismo e hipertireoidismo, respectivamente, podem causar a queda dos cabelos. Essas alterações podem ser diagnosticadas pela medida dos hormônios no sangue e seu tratamento pode corrigir a perda dos cabelos.

• Febre e infecções: febre alta e infecções como uma gripe forte podem levar a uma queda excessiva dos cabelos por 4 semanas a 3 meses, cessando espontaneamente.

• Estresse: algumas situações, como grandes cirurgias e doenças crônicas, resultam em estresse para o organismo podendo levar à queda dos cabelos. O estresse psíquico também pode aumentar a perda dos cabelos. Caso essas condições sejam passageiras, como no caso das cirurgias, a queda se reverte espontaneamente.


* Alopécia areata: é a perda dos cabelos em uma pequena área arredondada. A causa é ainda desconhecida. Pode ser tratada com medicamentos tópicos ou sistêmicos.

• Calvície hereditária: essa tendência genética pode ser herdada pelo lado materno ou paterno, e as mulheres apresentarão cabelos ralos, não se tornando completamente calvas. Também chamada de alopécia androgenética, ocorre devido a grandes concentrações de hormônios masculinos ou aumento da sensibilidade à ação desses hormônios. Seu aparecimento pode se iniciar ainda na adolescência e existem alguns medicamentos tópicos que podem amenizar o problema.

• Queda por pressão: a queda dos cabelos pode ser devida a uma tração dos fios, como em sessões de alisamento, ou por pressão provocada pelo uso constante de chapéus apertados.

• Outras causas: podemos citar ainda como causas de queda dos cabelos os tratamentos para câncer (quimioterapia e radioterapia), lúpus, tabagismo, abuso de bebidas alcoólicas e abuso dos secadores de cabelo.

Ao que perceber que seus cabelos estão caindo em grande quantidade é importante consultar seu dermatologista. Em paralelo ao tratamento dermatológico, as mulheres podem procurar um endocrinologista e inclusive o ginecologista para pesquisarem a possibilidade de doenças que podem estar levando a queda do cabelo, como por exemplo: tumor de ovário ou adrenal, anemia, ovário policístico, alterações no funcionamento da tireóide e outras.

Para o tratamento é importantíssimo descobrir a causa da queda de cabelo, com o diagnóstico correto o tratamento é iniciado com exatidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário