segunda-feira, 18 de julho de 2011

Para os homens: dossiê de cuidados com o cabelo

No "Cristiana Arcangeli"



Cada vez mais os homens têm se tornado vaidosos, modernos e cheios de atitude. Isso é fato! Nesta sexta-feira, 15 de julho, comemorou-se o Dia do Homem, vamos dar dicas especiais e simples de como cuidar dos cabelos. A verdade é que eles vivem passando gel, pomada, cera, secam e tingem os fios, modelam, cortam de vez em quando e, às vezes, até arriscam passar um creminho.

Porém, assim como o cabelo da mulher, o cabelo masculino também exige alguns cuidados mínimos para continuar saudável. “Na verdade, o cabelo do homem é um pouquinho diferente do cabelo da mulher. Eles têm mais tendência á oleosidade, ao desenvolvimento de caspa e também à queda”, afirma Rosely Grossmann, responsável pela formulação de produtos.

Portanto, conclusão básica: o homem que não tomar certos cuidados com os fios agora, corre o sério risco de, no futuro, ficar com caspa, calvície, fios amarelados e sem brilho, ressecamento ou oleosidade excessiva e até pontas duplas – sim, os homens também podem sofrer desse mal.

1 - Acabando com a oleosidade e a sujeira acumulada

Segundo o cabeleireiro Denylson Azevedo, do salão Franck Provost, além de o cabelo masculino já ter tendência a ser mais oleoso, o comprimento também não favorece. “Os cabelos curtos acabam ficando oleosos facilmente, pois ela fica mais visível graças ao mantoácido, substância responsável por manter a oleosidade natural do couro cabeludo até quatro dedos abaixo da raiz”, afirma o especialista.

Por isso, aposte em uma boa lavagem. “O cabelo pode ser lavado, sim todo dia e isso é até bom. O fio capilar é como uma esponja que absorve todas as impurezas do meio ambiente”, garante Denylson.

Fique atento aos shampoos próprios para seu tipo de cabelo e passe longe daqueles 2 em 1, ou seja, que possuem shampoo e condicionador num só produto, pois eles aumentam o problema da oleosidade.

2 - Cabelo grisalho com charme

Se você é mais um daqueles que assumiu alguns fiozinhos brancos, parabéns, pois deve estar bem charmoso. Porém, lembre-se de que de agora em diante alguns cuidados deverão ser tomados. “A ideia é usar shampoo próprio para fios grisalhos, para evitar o aspecto amarelado. Além disso, é necessário passar filtro solar especial para cabelos sempre”, explica Denylson.

3 - Condicionador pode, mas bem pouquinho


Tem gente que tem medo de passar condicionador porque o cabelo pode ficar oleoso e tem gente que passa demais. Não há um meio termo. “O homem pode e deve sim passar condicionador, mas sempre proporcional ao tamanho dos fios e nunca na raiz para não deixá-la pesada e oleosa”, diz Denylson. Para cabelos curtinhos, o ideal é o equivalente a meia moeda de cinco centavos. Para os maiorzinhos ou cacheados, o equivalente a uma moeda pequena.

4 - Procure tratar os fios de vez em quando

Não pense que a famosa hidratação faz parte apenas do mundo feminino. “Os homens também precisam hidratar os fios, principalmente aqueles que tingem e fazem reflexos ou então aqueles que vivem passando gel, pomada e cera. A hidratação nutre e devolve o brilho e a maciez dos cabelos. Imprescindível”, explica Denylson.

Uma vez por mês é o aconselhável para fazer uma hidratação no salão. Agora, se você anda meio sem tempo, compre aqueles potes de creme, de preferência de uma marca confiável, e faça em casa mesmo. São apenas cinco minutos e está tudo resolvido. Procure fazer a cada quinze dias.

5 - Cuidado com bonés e chapéus

Melhores amigos do famoso “bad hair day”, eles devem ser deixados de lado de vez em quando. “Se usados durante muito tempo eles podem acabar ‘abafando’ o couro cabeludo, o que pode mofar os fios e até acentuar problemas como caspa e calvície. Isso sem falar na sujeira”, alerta o expert.

Portanto, a solução é a seguinte: “use menos e em lugares fechados, procure tirar o chapéu ou boné, afinal, nem fica muito elegante usá-los em ambientes mais reservados”, descomplica Denylson.

6 - Fique longe da água quente

Se você é um daqueles que adora um banho fervendo, cuidado! As glândulas sebáceas ativam com o calor e estimulam a oleosidade dos fios. Além disso, o couro cabeludo pode ficar irritado, o que pode trazer problemas como queda dos fios.

7 - Proteja seus fios


Se você vai viajar ou dar uma voltinha por aí, lembre-se de proteger seus fios com filtro solar, spray ou leave-in. “Ao mesmo tempo que hidratam, esses produtos brecam os maus efeitos do meio ambiente, como poluição, chuva, vento e sol”, afirma Denylson.

8 - Corte as madeixas, sr. Rapunzel


Isso não quer dizer que você precisa ter um cabelo curtinho, quer dizer apenas para você aparar as pontinhas de vez em quando. “Muitos homens têm medo de cortar os cabelos e ficarem com cara de quem acabou de sair do salão. Porém, se a pessoa frequentar o salão mais vezes e o profissional for realmente bom, isso não acontece”, garante o especialista.

Agora, se liga: uma vez a cada vinte dias é o aconselhável para os homens de corte mais “certinho”. Uma vez a cada 30 dias para os que possuem um corte mais variado e uma vez a cada 40 dias ou até um pouquinho mais para os despojados ou com cabelos cacheados ou maiores.

9 - Queda de cabelo. E agora?


Esse realmente é um problema que assola o mundo masculino e, às vezes, também dá uma passadinha na ala feminina. Se esse é um dos seus males, aconselhamos a procurar um dermatologista de confiança. Marque o quanto antes e evite o problema.

10 - Escolha bons produtos

Isso é de fato fundamental! Os produtos de hoje em dia estão com mais tecnologia e fazem o controle de oleosidade, protegem, modelam enquanto hidratam, dão mais brilho e etc.
“É sempre bom conversar com um bom profissional para saber o que há de novidade cosmética para o seu tipo de cabelo. Muitos clientes fazem tratamentos especiais, que deixam os fios mais encorpados, volumosos, ou então mais lisos e macios. Há até técnicas para deixar o grisalho mais bonito, que é o que chamamos de mecha invertida, que uniformiza os tons do cabelo”, finaliza Denylson.

Pois é, parece que chegou a hora de os homens frequentarem mais os salões, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário