domingo, 31 de julho de 2011

Como prevenir a Osteoporose

No "Resumo do Dia"


A osteoporose é uma doença osteo metabólica em que há maior perda de massa óssea do que produção, isso faz com que os ossos fiquem fracos e mais propensos a fraturas. Este é grande problema de saúde pública, pois acomete em sua maioria mulheres idosas na menopausa. Essa doença aumenta as chances do idoso sofrer fraturas, o que é um agravante já a terceira idade tem como uma característica o desequilíbrio, aumentando a incidência de quedas.

Como prevenir a Osteoporose


A prevenção da osteoporose começa ainda na juventude, até os trinta anos há mais produção do que perda óssea, é principalmente nesta fase que os efeitos da prevenção serão eficazes. Na juventude deve-se manter uma ingestão adequada de cálcio e vitamina D, que são fundamentais para a formação óssea. Manter uma dieta e estilo de vida saudável é fundamental na prevenção desta doença.

Exercícios físicos, como caminhada e musculação, protegem o individuo contra a osteoporose, pois o exercício físico aumenta a absorção de cálcio pelo organismo. Evitar alguns fatores de risco também faz parte de um programa de prevenção, os principais fatores são: tabagismo, alcoolismo, anorexia, sedentarismo, baixo nível de hormônios sexuais, alimentação deficiente em cálcio e vitamina D, quedas recorrentes, consumo de determinados medicamentos, consumo exagerado de cafeína, dentre outros.

Alguns alimentos não podem faltar na dieta de uma pessoa que já tenha a doença ou que tenha propensão a ela. Os principais alimentos contendo cálcio são o leite e seus derivados, porém as verduras, peixes e leguminosas também contem bastante. Você pode consumir feijão, folhas verdes, soja, frutas oleaginosas e outras na sua alimentação.

Dentre os fatores preventivos da osteoporose também está a prevenção de quedas e acidentes domésticos. As quedas podem causar fratura em indivíduos com osteoporose, e essas fraturas podem demorar muito para regenerar. É importante melhorar o equilíbrio, conferir se as lentes dos óculos são adequadas, evitar o uso de medicamentos que causem tonturas e evitar objetos que facilitem as quedas. Se houver necessidade o idoso não pode deixar de usar a sua bengala.

O idoso também deve tomar sol, de preferência de manhã cedo e no fim da tarde, e se alimentar corretamente. Desta forma a doença poderá ser evitada ou até ter seus efeitos diminuídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário