sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Guia da beleza negra

Tudo o que você precisa saber para domar as madeixas, ter uma pele radiante e acertar na maquiagem

No "Dicas de Mulher"



A beleza negra tem um toque especial e, por isso, necessita de cuidados específicos. Quem tem a pele negra e o cabelo crespo ou cacheado pode ficar em dúvida na hora de cuidar das madeixas ou escolher os tons ideais para a maquiagem. Mas nada do que alguns truques para domar as madeixas e ter uma pele radiante. Para ajudar, montamos um guia da beleza negra com dicas para você fazer bonito por aí.

Pele

Além de apresentar mais vantagens e ser mais resistente que a pele clara, a pele negra também precisa de cuidados diários para manter sua beleza natural, evitar manchas e os efeitos do envelhecimento.

A pele negra possui grande quantidade de melanina e precisa ser protegida, pois tem maior tendência de manchar. Durante o dia, é indispensável aplicar o protetor solar FPS 15, de preferência oil free (sem óleo) para não aumentar a oleosidade do rosto.

Outro fator que merece atenção é o de que a pele negra apresenta maior quantidade de glândulas sudoríparas, causadoras da transpiração, por isso tem mais oleosidade que a pele clara e é mais propensa a foliculite e acne.

Para evitar estes problemas, é preciso caprichar na limpeza da pele negra com produto adstringente e lavar o rosto com sabonete de limpeza profunda antes de dormir, ao acordar e sempre que a pele apresentar um brilho natural. A maquiagem deve ser sempre retirada para evitar o aumento de oleosidade e o surgimento de espinhas no rosto.

Outra dica para garantir uma bele mais bonita e macia é fazer sempre uma boa hidratação com cremes para pele negra e esfoliações periódicas, de duas a três vezes por semana.

No caso dos tratamentos estéticos para pele negra, os cuidados precisam ser redobrados durante e depois do procedimento para não sofrer danos e elevar o risco do surgimento de manchas e cicatrizes. O peeling superficial e o laser de baixa potência são os tratamentos mais suaves e os mais indicados, pois além rejuvenescer e clarear as manchas, não agridem a pele negra.

Corpo

O corpo precisa ser hidratado diariamente, de preferência logo após o banho com produtos à base de óleo de uva, avelã ou macadâmia. Para eliminar as células mortas e deixar a pele negra mais bonita, o ideal é fazer uma esfoliação corporal uma vez por semana. O esfoliante e o hidratante devem ser aplicados em todo o corpo, dando atenção especial para os cotovelos, joelhos e pés, que geralmente ficam muito ressecados e com o aspecto esbranquiçado.

Por apresentar alto teor de colágeno, a pele das mulheres negras tem mais elasticidade e dificilmente apresenta problemas como celulite e flacidez. Por outro lado, podem ter estrias com mais facilidade, por isso é preciso cuidar do corpo aplicando produtos específicos, redobrando os cuidados principalmente no período de gestação e evitar o efeito sanfona, de engordar e emagrecer rapidamente.

Alimentação

Ter uma alimentação saudável também é essencial para manter a beleza da pele negra. Por isso, as principais dicas de alimentação para pele negra são consumir alimentos ricos em fibras, vegetais, frutas, verduras, legumes e carnes magras. Esses alimentos possuem vitaminas e minerais que são essenciais para garantir uma pele mais bonita e jovem, pois ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.

Para reforçar a hidratação da pele negra, é preciso consumir bastante líquido ao longo do dia. Deve-se também evitar ao máximo o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas e açúcares, que além de nada saudáveis, podem ser os principais responsáveis pelo aumento de oleosidade no rosto e surgimento de acne, pois favorecem a obstrução das glândulas sebáceas.

Cabelo


Os cabelos crespos ou cacheados das mulheres negras têm fios grossos, com bastante volume e que tendem a ser mais ressecados que os outros. E para mantê-los domados, é preciso apostar nos xampus, condicionadores e hidrantes especiais para esse tipo de cabelo.

Para dar mais movimento e maciez, usar um leave-in facilita na hora de desembaraçar os fios e modelar os cachos. Invista em produtos com manteiga de karité ou óleo de abacate para a hidratação. Se quiser usar o secador para ajeitar os fios sem desmanchar os cachos, use o difusor.

Aposte no corte certo para manter o volume dos fios bem distribuído e com um ótimo caimento. Para cabelos mais crespos, o corte ideal deve ser arredondado na parte de trás e também na frente, começando na altura do queixo. Já para os cacheados, o corte nunca deve ser reto e sim com repicados modernos, estilo degradê ou desconectados para dar mais leveza.

O alisamento ainda é preferência entre as mulheres de cabelos crespos que querem mudar o visual. Porém, antes de aplicar qualquer tipo de química, os cabelos devem ser preparados e receber acompanhamento profissional depois da transformação.

Maquiagem

Para uma maquiagem para pele negra perfeita, é preciso saber escolher os tons que são adequados ao tipo e cor da pele para não ficar com uma aparência artificial ou carregada demais.

A primeira dica de como escolher a tonalidade de base e pó compacto ideal, é saber se o tom da pele negra tende mais para o vermelho ou o amarelo e testar o produto direto no rosto antes de comprar. A tonalidade do corretivo ideal para disfarçar olheiras e imperfeições da pele é o bege escuro.

Para dar uma aparência mais saudável ao rosto, as cores de blush marrom escuro, marrom café, rosa queimado e terracota são os tons perfeitos para pele negra.

Aposte nas cores de sombra como o cobre, dourado, rosa escuro, vermelho fechado, vinho, berinjela, grafite, uva, azul profundo e bordô complementado com o traço de lápis ou delineador preto e camadas generosas de rímel para valorizar o olhar.

Os lábios devem ser destacados com tons de marrom rosado, alaranjado e nude durante o dia e tons com nuances mais fechadas ou mais vibrantes como o vinho, marrom, vermelho e laranja nos looks noturnos. Batom com acabamento aveludado deixa o make muito mais bonito e charmoso, aposte na dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário