sábado, 2 de abril de 2011

Novos tratamentos capilares substituem a escova progressiva

Em "Cristiana Arcangeli"

Parece que o gosto pelos cabelos lisos é coisa do passado entre as brasileiras. Aderindo a moda que vem das passarelas e das últimas tendências ditadas pelos hairstylists mais importantes, a madeixa levemente ondulada, com movimento e um pouco de volume está tomando o lugar do efeito chapado. Com isso, novos tratamentos para disciplinar os fios, mas não deixá-los tão escorridos quanto a progressiva, são lançados e prometem fazer sucesso.

Para começar, tem aquelas mulheres que, nos últimos anos, fizeram uma escova progressiva atrás da outra e agora estão cansadas do efeito alisado e estático que ela proporciona e querem seus cabelos com movimento e volume de volta. O que elas devem fazer? De acordo com Debora Melro, hairstylist do Studio W Iguatemi, é bem difícil tratar os danos causados pela progressiva e ter um cabelo saudável e com vida novamente. "O formol deixa o cabelo estático e forma uma película em volta do fio que o deixa impermeabilizado, em que nada entra e nada sai. Por isso a madeixa fica seca e desidratada. Nesse caso, para se livrar desse efeito, só cortando aos poucos e deixando o cabelo crescer".

Já para Thony Rodrigues, cabeleireiro e proprietário da unidade Itaim do Jacques Janine, é possível investir em tratamentos que ajudam a repor a perda de matéria da madeixa. Um deles é a selagem capilar, que dá força ao cabelo danificado e ajuda a repor a queratina do fio. O procedimento para fazer a selagem é o mesmo da progressiva: usa-se uma chapa de cerâmica para que o produto aplicado penetre no interior do fio. Mas no lugar formol, entram ampola e máscara à base de aminoácidos. O procedimento dura, em média, 40 dias.

Além da selagem, os tratamentos indicados por Thony para disciplinar e hidratar os cabelos são escova de óleo de argan e escova de aminoácidos. A primeira, à base de óleo de argan, uma semente do Marrocos, que tem poder hidratante e dá muito brilho, ajuda a garantir a hidratação e diminuir o frizz. "A escova de óleo de argan possui também ácido glioxílico, uma aminoácido que ativa a queratina e sela a cutícula", explica Thony. O procedimento é indicado para todos os tipos de cabelo já que o óleo de argan é leve e não pesa os fios. Dura por volta de 45 dias.

Já a escova de aminoácidos deixa o cabelo bonito e sem volume, e também tem o poder de hidratar os cabelos quimicamente tratados. "Os aminoácidos são capazes de preencher as fissuras do fio e, com isso, deixa a madeixa super hidratada", afirma o cabeleireiro. O tratamento dura, em média, 3 meses.

Quem não abre mão dos cabelos lisos, a dica de Debora Melro é investir no relaxamento, feito à base de trioglicolato de amônia. "Sou contra a progressiva e o formol, então acho que o relaxamento é uma boa saída, além de deixar o cabelo com movimento e mais fácil de cuidar", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário