sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Principais tipos de Shampoo

Em "Penteados de Cabelos"

Para escolher o tipo do shampoo adequado deve-se primeiramente identificar o seu tipo de cabelo. Cada tipo exige um shampoo diferente para evitar danos aos fios ou ao coro cabeludo. Os cabelos oleosos necessitam de um shampoo com efeito desengordurante que elimine as impurezas ou balanceador de produção de gordura, como os à base de chá verde. É importante identificar a causa da oleosidade, se por hereditariedade genética, stress ou alterações hormonais, para poder tratar o problema e equilibrar o excesso de secreção sebácea.

Os cabelos secos precisam ser constantemente hidratados, pois o ressecamento se dá por mau funcionamento das glândulas sebáceas e sudoríparas que produzem o sebo e o suor responsáveis pela hidratação. Esse ressecamento pode ser causado por processos químicos, como má alimentação, sol, entre outros ou hormonais. O shampoo deve conter um detergente suave à base de extrato de óleos vegetais com a função de repor a oleosidade.

Os normais também exigem certos cuidados para que não ressequem nem fiquem oleosos demais. Para mantê-los com um aspecto saudável, o uso de um shampoo hidratante é indispensável, pois possui emolientes umectantes e é menos adstringente, dando leveza. Por fim, existem os cabelos tingidos e quimicamente tratados. Esse é o tipo que exige maior ênfase, pois são frágeis, sem brilho, têm tendência a pontas duplas, são difíceis de escovar e estão sempre eletrizados. O shampoo ideal seria um reconstrutor rico em proteínas e hidratante ao mesmo tempo, pois o couro cabeludo fica ressecado e os fios aos poucos começam a abrir as cutículas, desestruturando-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário