domingo, 10 de outubro de 2010

Eau de perfum e eau de toilette: saiba diferenciar

No "Espelho de Vênus"


Os nomes confundem, mas perfume, eau de perfum, eau de toilette são coisas diferentes. E vale a pena saber distinguir para não acabar comprando gato por lebre.

A resposta é, na verdade, muito simples. As fragrâncias que a gente conhece como perfumes são compostas de óleos aromáticos (de flores, frutas, folhas, madeiras e até partes de animais) dissolvidos geralmente em álcool e água. O que diferencia um tipo do outro é basicamente a concentração de óleos aromáticos - ou seja, o quanto de perfume "de verdade" existe naquele líquido.

Perfum (ou parfum): é o mais concentrado. Também é chamado de extrado e contém de 15 a 40% de óleos aromáticos na fórmula. Geralmente tem em torno de 20%. Dura até 20 horas na pele. É caro e geralmente vendido em vidrinhos bem pequenos.

Eau de perfum: tem concentração de 10 a 20% (geralmente 15%). É o melhor em termos de custo-benefício, porque tem ótima duração na pele (cerca de 10 horas), o aroma não se diferencia muito do extrato e o preço é mais acessível.

Eau de toilette: varia entre 5 e 15% de óleos aromáticos, geralmente tem 10%. A grande maioria dos perfumes importados vendidos no mercado é eau de toilette. Costuma durar de 4 a 6 horas na pele.

Colônia: tem pouca concentração aromática, cerca de 3%. A composição das colônias costuma ressaltar as notas mais frescas, por isso são muito gostosas de usar durante o verão. Uma variação recente da colônia é o body splash, com mais ou menos 1% de óleos aromáticos, para usar no corpo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário