segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Não deixe o frio subir a cabeça!

Em "Cabelos Lindos"

O inverno traz armadilhas para os cabelos, principalmente para quem não esquenta muito a cabeça com prevenção e tratamento. O abuso de água quente e os intervalos maiores entre uma lavagem e outra podem causar problemas, como ressecamento, queda, caspa, descamação e perda de brilho. Sem falar que a umidade, maior nesta época do ano, costuma provocar o desagradável efeito frizz. Como ninguém merece estes castigos, aqui vão todas as dicas para produzir cabeleiras de comercial de xampu, mesmo que o clima conspire contra isso.
Os cabelos são suscetíveis às mudanças climáticas e apresentam problemas específicos de acordo com a estação do ano. Valcinir Bedin, diretor do Instituto de Pesquisa do Tratamento da Pele e do Cabelo, em São Paulo, diz que no inverno os fios desidratam mais porque suamos menos. Por isto, neste período, aconselha reforçar a hidratação com banhos de óleo ou de cremes hidratantes. O tricologista recomenda combater a caspa com xampus especiais, hidratar muito os fios para evitar a descamação, fazer cauterização ou queratinização, para recuperar o brilho, e consultar sempre um especialista para diagnosticar a causa, antes de começar qualquer tratamento.

O primeiro passo ao identificar o problema é analisar o estado dos fios e do couro cabeludo. Só assim é possível propor o tratamento ideal para cada caso. Para obter um diagnóstico preciso, algumas clínicas contam com aparelhos e métodos sofisticados para esse tipo de exame. Há scanners, teste de tonsura e questionários que ajudam a encontrar a melhor solução. Uma boa terapia capilar, nutre, oxigena, equilibra o pH da pele e tem atuação preventiva, fungicida e bactericida, além de controlar a oleosidade. Pessoas que apresentavam descamações e caspa com as mudanças de temperatura conseguiam resolver os problemas em sessões terapêuticas que combinavam hidratação, oxigenação e nutrição do tecido capilar. O uso do Laser de Baixa Tensão tem se mostrado muito satisfatório neste tipo de tratamento.

Um agravante da queda é o fato de que as mulheres costumam lavar menos os cabelos nos meses mais frios. Para evitar que os fios caiam e deixá-los mais saudáveis, ele aconselha lavar a cabeça pelos menos três vezes por semana. Tomar banho muito quente, é outro erro, porque a água em alta temperatura descama o couro cabeludo e pode provocar caspa. Além disso, a água fria fecha as escamas e dá brilho. Outra dica: usar sempre um protetor térmico antes da escova. O produto protege os fios contra os danos provocados pelo ar quente do secador e devolve o brilho e a maciez
.
Xô arrepiado!

O efeito frizz piora nos dias chuvosos, principalmente para quem tem cabelos ondulados. O arrepiado, em geral, é resultado da combinação de umidade, abuso de secador, chapinha e água quente. Para manter a saúde capilar, o conselho é incluir entre os tratamentos de rotina a esfoliação do couro cabeludo, para limpar profundamente, retirar as células mortas que descamam e melhorar a oxigenação do bulbo capilar. Estes cuidados detêm a queda e estimulam o crescimento dos fios. Esfoliantes à base de arnica, uva, clorofila, maçã, lúpus, jaborandi e limão limpam e tratam o couro cabeludo oleoso e com caspa. Xampus com estes mesmos ativos também estimulam o crescimento. Depois de tratar o couro cabeludo, é preciso repor nutrientes, como proteínas e lipídeos.

Para a lavagem, deve-se usar produtos sem sal com pH fisiológico, que ajudam a combater a oleosidade. Apesar de todos os inconvenientes, o inverno é a época ideal para fazer alguns procedimentos químicos. Na estação fria, quando se sua menos, as técnicas de transformação dão resultados melhores e mais rápidos.

Ativos poderosos

Existem princípios ativos indispensáveis para o tratamento dos cabelos e do couro cabeludo, seja no inverno ou no verão. Confira.

Para os cabelos

· Hidratação: aminoácidos essenciais, ácido ascórbico, d-pantenol e óleo de coco.

· Reconstrução da fibra capilar: proteínas reparadoras, aminoácidos essenciais, microqueratina, lipídeos, glicina, óleo de germe de trigo. Para o couro cabeludo

· Caspa: piritionato de zinco, pirocton olamina e climbazol.

· Oleosidade: betaína, argila verde, argila branca, zinco, extrato de hera, extrato de laranja.

· Queda: ácido cítrico, fosfato de tocoferol, pantenol, cafeína, biotina, ácido láurico, vitaminas, própolis, carqueja, urtiga, silício orgânico, jaborandi e cisteína. Fórmulas da saúde capilar

Nenhum comentário:

Postar um comentário