segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Pontas duplas

Veja como resolver o problema e superdicas para prevenir o desgaste dos fios

No "Bolsa de Mulher"

Seus cabelos andam opacos, ressecados e se embaraçam com facilidade? Se a resposta for afirmativa, seus fios podem estar sofrendo de um mal muito comum entre as mulheres: as temidas pontas duplas. Felizmente, o problema é fácil de resolver. Um bom corte, hidratação regular, bem como o uso de silicone e outros cosméticos restauradores são macetes que podem livrar você desse transtorno.

Vilões dos cabelos

O abuso de tratamentos químicos e a utilização excessiva de descolorantes, secador e chapinha contribuem para o desgaste. Especialista do Espaço Sonia Nesi, no Rio, Marta Camelo lembra que esses não são os únicos vilões. "As pontas duplas, geradas pelo desgaste natural dos fios, podem ser causadas também pela poluição, o ar seco, o sol, o vento, o calor, o sal". Edy Krek, do Werner Coiffeur, completa a lista: "Esse problema ocorre por algum processo químico ou trauma, que deixa a estrutura do fio sensibilizada". E alerta: "Se não forem tratadas, as pontas podem ficar quíntuplas". É isso mesmo, meninas: quíntuplas!

O hairstylist ratifica que o ressecamento é causado principalmente pela falta de água. Por isso, hidratação frequente é importante. O procedimento deve ser concluído com água fria, a fim de selar as cutículas.

Pela raiz

Se a intenção é cortar o mal pela raiz, só tem uma solução: passar a tesoura. Agora, se a questão é prevenir, as opções são numerosas, diz Edy. "Óleo siliconizado auxilia muito, se usado apenas nas pontas. É sempre bom ter um no nécessaire, pois ele ajuda a assentar os fios e a manter o penteado por mais tempo", ensina.

TESTE: COMO ANDA SEU CABELO?

Cabelos com química

Ruben Navarro, do Walter's Coiffeur, acrescenta um ponto importante: os quimicamente tratados merecem atenção. "Todos os tipos de cabelos estão vulneráveis. Qualquer fibra capilar que sofra muitas trações e uso de química pode apresentar as pontas duplas". Os mais longos, porém, estão mais suscetíveis porque sua lubrificação natural não alcança as pontas.

Até a lavagem, aparentemente inofensiva, pode ser maléfica. Pelo menos é o que pensa a terapeuta capilar Sheila Bellotti, diretora do Centro Capilar Sheila Bellotti: "As lavagens podem comprometer a integridade dos cabelos, que são danificados com facilidade quando submetidos a produtos de pH alto. Escovas progressivas, alisamentos, tinturas, luzes e relaxantes capilares estão dentro do grupo dos vilões."

Edy Krek avisa: "Os cabelos que mais sofrem esse enfraquecimento são os ressecados por natureza ou por coloração. Os oleosos também. No verão, muitos apresentam pontas duplas por causa de ressecamento causado pelo sol. Os fios tingidos, se não hidratados da maneira correta, também são vulneráveis". O mais grave: o desgaste das pontas pode se alastrar para todo o fio, danificando-o por completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário