segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Shampoo: o que você precisa saber

Em "Espelho de Vênus"

Shampoo é um dos produtos de beleza mais básicos na estante da mulher – e um dos mais incompreendidos. Em geral, há pouca informação útil e verdadeira sobre shampoos. É fácil se deixar levar pela publicidade - principalmente aquela que vem embutida em "recomendações" de revistas que, na verdade, ganham cachê para mostrar tais produtos. Mas não se deixe enganar. A seguir, tudo o que vale a pena saber sobre esse item indispensável.

Lavar muito o cabelo realmente danifica os fios

Se você já ouviu falar sobre isso, saiba que não é um mito: é comprovado em pesquisa científica. Qualquer shampoo remove junto com a sujeira e a oleosidade partículas dos próprios fios, tornando-os mais quebradiços e mais claros com o tempo. Portanto, não lave o cabelo todos os dias se não for realmente necessário.

Ceramidas, pró-vitaminas, proteínas do leite...o que funciona?

Na maioria das vezes, esses componentes tão alardeados não servem para nada, especialmente as vitaminas. Isso porque o cabelo é formado por células mortas, que não têm a capacidade de absorver a maioria das substâncias. Para um cabelo realmente saudável, o ideal é uma dieta equilibrada, com boas fontes de proteínas e vitaminas A e B. Não tome essas vitaminas em forma de suplementos sem orientação médica, pois podem causar justamente queda de cabelo.

Quanto às ceramidas, que são um tipo de gordura produzida no próprio cabelo, essas realmente promovem uma melhora no aspecto do cabelo. A aplicação de ceramidas reduz a perda de proteínas decorrente da própria lavagem dos fios e das agressões do vento, poluição, sol, entre outras. Isso também tem comprovação científica.

Shampoo sem sal

Em geral, nenhum shampoo é 100% livre de sal, mesmo os que contém a informação "sem sal" na embalagem. Os shampoos contém em suas fórmulas Lauril Sulfato de Sódio ou Lauril Éter Sulfato de Sódio, substâncias químicas cuja função é dar consistência ao produto e "desengordurar" os cabelos. Pois bem: como resultado da produção dessas substâncias, sempre se obtém o cloreto de sódio, o que chamamos de sal.

O sal não é necessariamente ruim para o cabelo, mas a sua quantidade no shampoo pode influenciar no PH do produto. Haja química! PH é um número que indica se alguma coisa é ácida, neutra ou alcalina - cada um desses estados tem características distintas. O cabelo é ligeiramente ácido; e assim são os shampoos ideais, para que se mantenha a integridade dos fios. Um shampoo com muito sal pode se tornar alcalino e agredir os cabelos.

O que o shampoo dito "sem sal" tem de diferente, é que ele não acrescenta cloreto de sódio na fórmula e, portanto, contém menos sal.

Cabelo não "acostuma"!

Um dos maiores mitos com relação aos cabelos é o de que eles "acostumam" com o shampoo que se usa e ele acaba não fazendo mais efeito. Esse mito é alimentado muitas vezes pela nossa própria vontade de variar, o que não tem nada de mal. Mas essa sensanção de que os produtos não fazem efeito é resultado, na verdade, do acúmulo de resíduos dos próprios produtos nos fios, principalmente cremes sem enxágue. Eles impedem que o shampoo penetre e aja adequadamente no cabelo. Para resolver esse problema, basta usar um shampoo anti-resíduos, que faz uma limpeza mais profunda. Mas nada de abusar: uma vez a cada 15 dias está de bom tamanho.

Acredite na sua intuição

Apesar das propagandas, as fórmulas dos shampoos no mercado não têm lá muita variação. Embora existam produtos caros realmente maravilhosos, há alguns baratos que também dão conta do recado. Para escolher a sua marca, aposte no feeling; se você usou o shampoo e o cabelo ficou desembaraçado, macio e brilhante... é porque ele é bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário