terça-feira, 14 de setembro de 2010

Cabelo – Crescer mais rápido

Em "Cabelo e Maquiagem"

A média normal de crescimento dos fios é um centímetro por mês.

Quando o seu cabelo não está crescendo perto dessa média, o problema normalmente está relacionado a três fatores: descontrole da glândula sebácea, alterações metabólicas e problemas de circulação sangüínea. Como o cabelo cresce a partir do couro cabeludo (bulbo capilar), qualquer agente externo que prejudique sua saúde também impede o crescimento. Aproveite as dicas para conquistar o cabelo longo que você quer.

1 – Circulação sangüínea – ative para fazer o seu cabelo crescer mais rápido

A má circulação sangüínea é o principal fator que impede o crescimento dos fios. Ativando a circulação sangüínea e, conseqüentemente, o couro cabeludo, você garantirá que o fio receba todos os nutrientes necessários.

Dica de beleza para o seu cabelo crescer mais:


• Massagear o couro cabeludo para ativar diariamente a circulação sangüínea, um bom momento para massageam capilar durante alguns minutos é na hora da lavagem. O que por si só já colaborará com a limpeza adequada do couro cabeludo, importante para o crescimento.

• Virar a cabeça para baixo e passar a escova ou os dedos. Esta posição faz com que o sangue flua com mais facilidade.

• Beber muita água e prática de atividade física – a vida saudável reflete nos cabelos.

2 – Atenção aos vícios –
elimine-os para fazer os seus cabelos crescer mais.

- Pare de fumar – a nicotina tem ação vasoconstritora, reduzindo a circulação dos vasos capilares do couro cabeludo, que carregam nutrientes ao fio.

- Não tome banho com água quente – a água pelando estimula a produção das glândulas sebáceas (leia abaixo sobre oleosidade e calor).

- Evite dormir com os cabelos molhados, pois abafa o couro cabeludo, aumentando a oleosidade (leia abaixo sobre oleosidade e calor)

- Retire os excessos de produtos – retirar bem o xampu, aplicar o condicionador apenas no comprimento. Os finalizadores que ficam no cabelo devem passar longe da raiz para deixar que seu cabelo cresça.

3 – Vitaminas – a boa alimentação faz seu cabelo crescer mais rápido.

Uma dieta rica em vitaminas ajuda no crescimento. O organismo absorve muitos nutrientes para fazer todo o corpo funcionar, como o cabelo é mais periférico e menos importante no conceito corpo, só irá para o cabelo o que sobrar – se você se alimenta mal não sobra nada ou quase nada para os cabelos. Cuidado com as dietas e regimes sem orientação médica, em casos de desnutrição o cabelo pode inclusive começar a cair.

Para seu cabelo crescer mais:

• Invista em proteínas, alimentos com ferro, vitamina A, aminoácidos, sais minerais e vitaminas.

Produtos que ajudam a fazer o cabelo crescer mais rapidamente- os produtos à base de Jaborandi, Ginkgo Biloba, Cafeína e Uréia, são estimulantes sangüíneos e podem auxiliar no crescimento. Cremes com alecrim ajudam a controlar a oleosidade e o princípio ativo Capscum (geralmente encontrado na pimenta) é um ativo vasodilatador que melhora a circulação sangüínea. Entretanto, especialistas alertam que não adianta lavar a cabeça com café ou tomá-lo para atingir o mesmo objetivo dos produtos específicos, pois nos produtos de cabelo as substâncias são otimizadas para uso próprio no cabelo.

4 – Oleosidade e Calor – dica para o cabelo crescer mais rápido!

A oleosidade do couro cabeludo é terrível para o crescimento dos cabelos, pois cria fungos que impedem o fio de crescer.
O excesso de oleosidade age como uma camada protetora, impedindo os aminoácidos de chegar até a raiz do cabelo.
A oleosidade assim como tudo que contribui para o abafando do couro cabeludo, favorecem o surgimento do fungo chamado pityrosporum ovale, esse fungo descamará o couro cabeludo, impedindo que o fio capilar saia. Ocorrendo uma espécie de entupimento dos poros.

DICA DE BELEZA: fique longe de tudo que aquece o couro cabeludo, como por exemplo, banho muito quente e secador de cabelo usado muito próximo ou que abafe o couro cabeludo, como por exemplo, a oleosidade e toalhas de banho pressas no cabelo por muito tempo.

• IMPORTANTE: Evite que o couro cabeludo fique úmido, com oleosidade ou com excesso de cremes. O couro cabeludo precisa estar limpo para o cabelo crescer.

5 – Genética

A sua herança genética também interfere no crescimento dos fios e a média varia de pessoa para pessoa. Em algumas pessoas o cabelo cresce mais que 1,5 centímetros. Em outras, ele pode crescer menos que um centímetro.

A melhor dica é deixar o couro cabeludo limpo para não sufocar os folículos. Lavando sempre o cabelo com bons produtos, sem deixar o couro cabeludo empastado de cremes ou oleosidade.


Mitos que afirmam fazer o cabelo crescer mais rápido:


* Fases da lua: mito cultural em alguns países, não existe verdade científica em cima disso, mas alguns especialistas afirmam que de forma alguma as fases da lua interferem nos cabelos.

* Cortar de três em três meses: Cortar periodicamente (de três em três meses) pode ser ótimo para tirar as pontas duplas, dar força, e manter o comprimento sempre, mas como o cabelo cresce em média de 1 a 1,5 centímetros por mês, se você cortar toda hora, nunca conseguirá ter um cabelo mais comprido – imagine então fazer ele crescer mais rápido!

* Ampolas de vitaminas: Alguns produtos prometem estimular os fios a crescer, mas o crescimento só é estimulado de dentro para fora.

* Esticar os cabelos / fazer tranças: Cuidado por que puxando você pode fazer com que se quebrem.

* Anticoncepcional no shampoo ou ampolas de vitamina A: Não faz o cabelo crescer mais, sendo apenas um desperdício. Além de não funcionar o excesso de vitamina A ainda pode fazer o cabelo cair.

* Pentear cem vezes: isso irá forçar demais os fios, principalmente com a escova podendo causar rachaduras nos fios.

* Shampoo de crina de cavalo: Muitos adotaram o shampoo de crina de cavalo para estimular o crescimento. Isso não faz sentido porque a crina do cavalo é naturalmente muito mais forte, além disso tem química própria ao cavalo e por isso possam até irritar o couro cabeludo e fazer você perder mais fios de cabelo.

Acha que seu cabelo parou de crescer – procure um especialista!


Caso você identifique que seu cabelo parou de crescer, é importante procurar ajuda médica, o cabelo pode não crescer por distúrbios hormonais, por exemplo. Existe também o especialista em fios, o tricologista. Eles analisam o couro cabeludo; verificando hábitos cotidianos, genética, hereditariedade e histórico de saúde. E depois que foi tratado algum possível problema de saúde, os experts em estudo dos fios dispõem de artifícios para agilizar o crescimento, estimulantes da circulação local (produtos vasodilatadores), massagens e equipamento de estimulação, assim como as máquinas a laser ou o infravermelho, tratamentos que garantem a sua vontade de ter um cabelo longo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário