quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Cuidados com os Cabelos no Sol

Em "Penteados de Cabelos"

Cabelos muito expostos ao sol, o que acontece principalmente no verão, podem prejudicar a queratina, favorecendo a quebra e o enfraquecimento dos fios, deixando-os porosos. Outro problema maior é a possibilidade de vir a ter um câncer no couro cabeludo, por isso é bom tomar cuidado. Os raios solares possuem raios ultravioleta, responsáveis pela cegueira e câncer de pele, que, quando penetrados nos fios, oxidam os pigmentos, alterando a textura e a coloração dos cabelos. Os cabelos coloridos e com mechas são os mais prejudicados. Os loiros ficam esverdeados, os vermelhos, alaranjados e os castanhos adquirem mechas loiras. Engana-se quem pensa cabelos brancos estão livres do sol. Estes ganham uma tonalidade amarelada.

Por isso, antes do verão e durante, é preciso tornar os fios mais fortes e resistentes com hidratações feitas em salão ou em casa. Além disso, também é necessária a adoção de alguns hábitos, como o uso de chapéus, bonés ou sombrinhas; a troca de shampoo e condicionador do dia a dia por outros que tenham filtro solar ou o uso de "leave-ins" com protetor; a escolha de horários antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas; e o não abuso de tratamentos químicos, como tintura, permanente, etc.

Cabelos quimicamente tratados com alisamento, relaxamento e permanente, perdem muita queratina, resultando em pouca elasticidade, pontas duplas e cutículas abertas. Nesses casos, a atenção deve ser redobrada nos cuidados com o cabelo. Mas o sol não traz só malefícios. Ele é responsável pela ativação de produção da vitamina D, importante para manter o nível do cálcio no sangue e para a saúde dos ossos. E também, provoca a diminuição da probabilidade de vir a ter caspa e seborréia porque há menor descamação do couro cabeludo. Uma última dica é cortar o cabelo sempre após o verão, assim os fios “respiram” e se renovam para serem submetidos a tratamentos de cremes de hidratação de forma eficiente, já que as pontas danificadas fora eliminadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário