quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Beleza e Saúde – Cabelo, Pele e Unhas

No "Enetural"

Pele: uma capa saudável e bonita

É o maior órgão do corpo humano, uma capa resistente e impermeável que protege os órgãos internos das agressões do exterior.
Extraordinariamente versátil e complexa, a pele cumpre vários papéis fundamentais, entre eles a função estética de funcionar como "cartão de visita" de cada pessoa.

A pele é também o reflexo exterior da sua saúde. A sua aparência, elasticidade, brilho e textura, estão dependentes de uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes vitais. Não existe um só nutriente que deixe a pele saudável e radiosa. É fundamental fornecer à pele os nutrientes necessários à sua oxigenação e, por outro lado, evitar aqueles que podem contribuir para certos tipos de problemas.

Para além de uma alimentação equilibrada, o exercício regular aumenta a circulação sanguínea, garantindo o transporte de oxigénio e nutrientes vitais a todas as células do corpo. A transpiração também pode ajudar a remover toxinas, limpando todo o corpo. Não se esqueça, no entanto, de cuidados especiais: tome sempre duche após a actividade física, use roupa adequada (não muito apertada), assim como sapatos e meias, e mude-os regularmente; se o exercício for ao ar livre, não se esqueça de aplicar um bom protector solar.

Finalmente, é importante realçar o papel do sono na manutenção de uma pele saudável. O "sono de beleza" implica um mínimo de 6 horas diárias, num ambiente ventilado, sem ruídos ou perturbações. Todos conhecemos os efeitos de uma má noite de sono na nossa pele: palidez, pele flácida, e as típicas e inestéticas olheiras.

Agressões externas: proteja a sua pele

Tudo o que é prejudicial à saúde, também o é para a sua pele. Álcool e tabaco no topo da lista. O álcool retira do organismo nutrientes vitais à pele – como as vitaminas
A, B e E –, e o tabaco danifica o colagénio e a elastina, provocando rugas precoces. O tabaco também afecta a cor e a textura da pele, e, em casos mais graves, pode originar cancro da pele.
Clima (temperaturas extremamente quentes ou frias), poluição e stresse, são outros dos factores que podem afectar a saúde da sua pele.

Nutrientes essenciais à pele

Água – Hidratação, remoção de produtos tóxicos.

Vitamina A – Crescimento e reparação dos tecidos, resistência às infecções. A sua falta torna a pele seca, áspera e escamada.

Beta-Caroteno – Protecção dos efeitos do sol; abrandamento dos sinais de evelhecimento precoce.

Vitamina C – Formação e manutenção do colagénio; cicatrização de feridas; combate os efeitos da luz ultravioleta e o envelhecimento precoce.

Vitamina E – Reduz os efeitos dos radicais livres, prevenindo os sinais de envelhecimento; hidratação da pele.

Zinco – Regula o funcionamento normal das glândulas sebáceas; produz com a vitamina C, o colagénio e a elasina.

Cabelo: na raiz dos problemas

Bons e maus cortes, pinturas e lacas, inúmeros cabeleireiros. O ciclo de vida do nosso cabelo passa por uma série de experiências, destinadas a seguir tendências e criar efeitos estéticos que fujam à rotina. Só que no processo, os danos causados no cabelo podem ser graves e irreversíveis.
O cabelo é o órgão mais activo do corpo humano, com cerca de 20 tipos de células, ligadas a diversos sistemas do corpo humano – principalmente o nervoso, o circulatório e
o imunológico. E por isso que, quando a saúde falta, o cabelo é um dos primeiros órgãos a dar sinais, apresentando mudanças na sua textura e forma.

Estes indícios são muito claros:

- Cabelo sem brilho: podem indicar falta de metionina e cisteína; estes aminoácidos melhoram a qualidade, textura e crescimento do cabelo;

- Cabelo espigado: pode evidenciar falta de silício; Queda de cabelo (alopécia): a queda de cabelo pode dever-se à falta de ácidos gordos essenciais ómega 3 e ómega 6, biotina, vitamina B2 ou zinco;

- Cabelos muito finos: na constituição e crescimento do cabelo, participam, entre outros, a vitamina B6, bem como do seu parceiro, o zinco; a carência destes nutrientes dará origem a um cabelo mais fino e frágil.

Os mesmos elementos que agridem a pele são responsáveis pelo mau estado do cabelo (fumo, poluição, sol...). A acrescentar a estes, os cabelos sofrem a agressão dos compostos químicos presentes em champôs, amaciadores, lacas e tintas – especialmente as que são à base de mercúrio e que atacam a raiz do cabelo – e da exposição ao calor do secador, permanentes e outras técnicas de cabeleireiro.

Unhas: saúde na ponta dos dedos

Curtas, quadradas, pontiagudas, pintadas, mas sempre... bem cuidadas. As unhas são cada vez mais um "acessório de beleza", mais ligadas ao universo estético feminino. Se passa o dia em contacto com a água, não se espante se ao fim de algum tempo as suas unhas tenham, um aspecto estriado, frágil, ou que estejam quebradiças. E que a água, ou mais concretamente as variações de hidratação resultantes dos contactos repetidos com a água, faz com que a primeira medida para evitar as unhas quebradiças, estriadas ou fragilizadas seja a de usar luvas sempre que possível. O mesmo se aplica ao contacto com detergentes ou outros produtos químicos potencialmente agressivos.

Tal como os cabelos, as unhas são constituídas por queratina, uma proteína derivada da cisteína. Certos tipos de carências, como a falta de zinco, ferro, oligoelementos e vitaminas A, B6 e E, podem dar origem a problemas nas unhas.

Um comentário:

  1. Cabelos frágeis
    Não sei se você sabe, mas existem os produtos da linha Ecrinal da França, especializada no tratamento dos cabelos fragilizados e deteriorados através de uma ação direta no bulbo capilar, local de formação dos cabelos. E bastante interessante.

    Consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda ) para poder analisar o seu caso adequadamente:
    www.ecrinal.com ( francês e Inglês )
    www.asepta.com ( da França )
    www.asepta.com.br ( no Brasil )
    A Época Cosméticos no Rio, Farmácia Iguatemi em São Paulo e outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet.

    Espero ter contribuído de alguma forma

    ResponderExcluir