domingo, 11 de setembro de 2011

Como enrolar o cabelo em casa

Técnicas e dicas para fazer cachos e enrolar os cabelos em casa

No "Portais da Moda"


Garantindo textura e um visual mais natural às madeixas femininas há algumas temporadas, os cachos voltam à cena, conquistando desde os penteados mais elaborados, até as produções rápidas desfiladas pelas mulheres no seu dia a dia. Substituindo ou sendo alternados com os fios lisos, esses visuais podem ser feitos em salões de beleza; contudo, selecionamos algumas técnicas práticas que você pode adotar para realçar o movimento e volume de seus cabelos na sua própria casa.Confira!


Enrolando o cabelo com babyliss

Passo 1 – Comece secando o cabelo e lembre-se de redobrar o cuidado na hora de escovar os fios na proximidade da raíz para garantir um melhor resultado e evitar o frizz. Aqueça o babyliss.

Passo 2 – Divida o cabelo e prenda-o em mechas, separando as partes inferiores na região da nuca para iniciar o processo. Aplique nas mechas finas produtos como um spray ou ativador térmico e enrole os fios no aparelho até que o cacho em volta do babyliss esteja perto da raíz; solte a sua estrutura deixando que ele pressione os fios e os modele por aproximadamente 25 segundos.

Passo 3 – Solte essa mecha do aparelho e a enrole novamente, agora com os dedos, prendendo as pontas e o rolinho com um grampo na raiz.

Passo 4 – Repita os passos anteriores com todas as demais mechas do cabelo e quando todo ele estiver devidamente enrolado e preso, você poderá soltar os grampos deixando que os fios desenrolem e formem os cachos naturalmente.

Enrolando o cabelo com chapinha


Uma alternativa mais democrática, uma vez que são poucas que possuem um babyliss em seu acervo, é investir nas eficientes chapinhas não só para alisar os fios, mas também para fazer cachos em suas madeixas. Aqui vale ressaltar apenas que para garantir um efeito mais suave e natural é indicado o uso de pranchas mais estreita, como àquelas de cerâmica – em geral – mais fininhas. Dito isso, vamos ao passo a passo para enrolar os cabelos trabalhando com esse utensílio.

Passo 1 – Primeiramente, depois de lavar, seque os fios como de costume – assim como quando utiliza as chapinhas para o alisamento, esse material quente não deve entrar em contato direto com fios molhados ou úmidos.

Passo 2 – Com as madeixas devidamente secas, divida o cabelo em mechas menores – como você faz quando usa a prancha para a finalidade de esticar os fios -; uma de cada vez, enrole-as na chapinha – das pontas em direção ao couro cabeludo - da mesma forma que faria com um babyliss.

Passo 3 – Na altura em que quiser que os cachos comecem, pare então de enrolar os fios na estrutura e pressione as duas bases da prancha aquecida por alguns segundos, tomando cuidado para não exagerar nesse tempo para que não queime e danifique a estrutura capilar.

Passo 4 – Em seguida, pare de pressionar, retire a chapinha e deixe que os cachos se soltem naturalmente; feita uma mecha, repita o procedimento nas demais partes até que complete o penteado.

Enrolando o cabelo com os dedos, alumínio e a chapinha


Passo 1 –Com resultado bastante próximo e técnica também parecida com aquela feita com o auxílio das pranchas; para enrolar os fios com os dedos, comece secando todo o cabelo.

Passo 2 –Com os fios bem secos, separe-os em pequenas mechas as quais você irá enrolar, uma a uma, em volta de seus dedos – o número de dedos usados como base e o espaço deixado entre as voltas definirão o tamanho dos cachos.

Passo 3 – Finalize os rolinhos segurando as pontas dos fios e as camadas envoltas com a ajuda do polegar; enrole um pedaço de papel alumínio no cacho, prendendo-os perto da raíz; repita esse passo com as demais mechas.

Passo 4 – Com todo o cabelo preso com alumínio, aperte a prancha em cada um dos rolinhos, soltando-os apenas quando você tiver finalizado e repetido o processo com todas as mechas de seu cabelo.

Enrolando o cabelo com bobes


Passo 1 – Aplique mousse nos fios e faça uma escova tradicional, lisa, para secar o cabelo; assim, você evitará o frizz.

Passo 2- Escolhidos os tamanhos dos bobes (a dimensão deles determinará a abertura dos cachos), separe o seu cabelo em mechas menores.

Passo 3 – Começando pela franja, enrole as madeixas nos bobes prendendo-os com um grampo na altura da raiz, seguindo da franja para as mechas superiores indo da frente dos cabelos em direção à nuca. Vale ressaltar que os fiso são passados por fora desse acessório.

Passo 4 –Repita o passo anterior em todas as mechas. Com todas elas devidamente enroladas e presas com os bobes, só resta esperar. Deixe os fios assim enrolados por, pelo menos, três horas ou até momentos antes de sair para o seu evento; solte-os um a um e finalize o penteado com a aplicação de um spray ou outro fixador, como o leave-in.

Obs.: Você pode usar os bobs com os cabelos úmidos, os passos são os mesmos; contudo o tempo que o cabelo deverá ficar enrolado varia mais nesse caso; uma vez que você deverá soltar os rolinhos quando os fios estiverem totalmente secos, seja com a ajuda de um secador ou naturalmente.

Enrole o cabelo com o uso de um difusor


Passo 1 – Com o cabalo ainda úmido, divida-o em mechas menores – pelo menos quatro.

Passo 2 – Uma de mecha de cada vez, posicione os fios dentro do difusor que deverá ficar com a boca para cima para comportar as madeixas entre seus pentes; ligue o secador e amasse o cabelo com o difusor.

Passo 3 – Espere o cabelo secar repetindo o passo 3, amassando os fios sem tirá-los do difusor.

Passo 4 – Repita os últimos dois passos com as demais mechas de cabelo; finalize aplicando um produto finalizador em todos os fios.


Além das técnicas mais comuns, variantes como a sugestão que Celso Kamura revela garantir o cobiçado penteado de Gisele Bündchen – a übber model diz que para conquistar o efeito naturalmente ondulado apenas prende suas madeixas ainda úmidas em um nó atrás da nuca – podem também trazer bons resultados, sobretudo, para visuais casuais. Das opções listadas a cima, o uso da chapinha e do próprio babyliss depois dos fios estaremm secos são as mais democráticas e àquelas que resultam em cachos mais perfeitos e modelados. O uso do difusor, por sua vez, é mais recomendado para as donas de fios naturalmente ondulados ou crespos, pois ele define e realça melhor esses cachos.

Com uma boa quantidade de opções para fazer, você mesma pode ter cachos e penteados ondulados. Vale investir nos fios ondulados para, vez ou outra, substituir as madeixas esticadas por belos cachos e exibir cabelos com um volume e um efeito ainda mais feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário