sábado, 11 de dezembro de 2010

Dicas para saborear a ceia de Natal sem culpa

Confira dicas nutricionais para você aproveitar ao máximo a ceia de Natal sem se sentir culpada

No "Dicas de Mulher"

O Natal está chegando! Não podemos nos esquecer do verdadeiro sentido da comemoração, mas é impossível nesta data familiares e amigos não aproveitarem para se confraternizar, presentear, dividir momentos e claro, não pode faltar comida nestas ocasiões. Como nutricionista, estou aqui para passar algumas dicas. Daí já deve ter gente que pensou: “Pronto. Coisas light, não pode comer isso, não pode comer aquilo…”

Muitos quando ouvem falar de nutrição pensam assim, mas pelo contrário, vou sim dar dicas que funcionam para quem está com um propósito de dieta e querendo perder peso, mas as dicas valem para todas as pessoas que pretendem não cometer exageros, mantendo o peso, não se preocupando em alterar as taxas sanguíneas. Afinal, nossa saúde é muito importante. Então vamos às dicas para a ceia de Natal:

Para começar toda a preparação, o primeiro passo é pensar como tornar a ceia uma refeição de baixa caloria. Então, os ingredientes light e com menor teor calórico nessas ocasiões são bem vindos: ricota, leite desnatado, proteína texturizada de soja, verduras, legumes, frutas entre outros podem ser utilizados na preparação dos pratos.

Nesta época do ano, os mercados estão cheios de ofertas e muitas receitas levam como ingrediente as oleaginosas: amendoim (sem casca), amêndoas, avelãs, nozes, castanha de caju, castanha do Brasil, pistache e damasco. Uva passa e frutas secas também são opções muito saborosas de oleaginosas. Apesar de calóricas, elas são ricas em gorduras insaturadas, que são benéficas ao nosso organismo. Porém é preciso ter atenção na quantidade ingerida. Se forem consumidas sem abusos, as oleaginosas tem efeitos benéficos.

Ao invés do abuso nos refrigerantes e álcool, prepare uma bebida de frutas sem álcool para acompanhar os petiscos. Deixe a bebida alcoólica para o momento de um brinde e para degustar um bom vinho. Existem vários coquetéis que podem ser utilizados, uma boa opção é a água com gás aromatizada e algumas ervas, como o alecrim e a hortelã – que auxiliam na digestão – como complemento para tornar o sabor especial.
E já que falamos de petiscos, nada melhor do que petiscos saborosos para iniciar a ceia. Uma opção saudável são as torradas sem glúten e pastas de soja de diversos sabores para abrir o apetite.

O prato principal também não pode ser esquecido. As dicas são usar carnes brancas como o peru, chester, frango, tender magro e lombo, acompanhado de cereais integrais como arroz com sete grãos, tendo assim grande valor nutritivo e pouco calórico.
Enfeitar as receitas com tomate seco e castanha do Brasil, frutas naturais (abacaxi e cereja), dá um visual diferenciado e um toque especial à ceia

O segredo na ceia de Natal não é deixar de comer e sim fazer escolhas corretas para não ter grande oferta de calorias extras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário