sábado, 27 de novembro de 2010

Agenda dos fios

Uma série com os cuidados e a periodicidade de cada tratamento para seus cabelos

No "Bolsa de Muher"

Se você está sempre achando que seu cabelo não está legal ou que não tem tempo de tratá-lo, o Bolsa de Mulher montou um calendário para você não esquecer quando deve fazer cada tratamento - em casa ou no salão. Dividimos a série “Agenda dos fios” em CUIDADOS: DIÁRIOS, SEMANAIS, QUINZENAIS, MENSAIS, TRIMESTRAIS E SEMESTRAIS. Anote as dicas e entre o verão de cabelos renovados e tratados.

Unhas descascadas dão um aspecto de “desleixo”, assim como um cabelo ressecado e com a raiz de outra cor desvaloriza qualquer uma. A periodicidade nos tratamentos não é um capricho e, sim, uma necessidade. O cuidado tende a estabilizar as características dos fios e os deixa mais saudáveis, com brilho e sempre bonitos. O cabelereiro Anysio Estevão, o terapeuta capilar Helcio Fiszpan e o hair stylist Wall Freitas dão as dicas do que você deve fazer com a seguinte freqüência:

- Diariamente

Pentear ou escovar: Quem acredita que escovar os cabelos é só uma questão de estética se engana. Uma boa escovada diária, além de ativar a circulação sanguínea do couro cabeludo, distribui o óleo natural do cabelo, que muitas vezes costuma ficar concentrado na raiz. “Quem não tem tempo para ficar escovando os cabelos diariamente pode optar por uma massagem profunda a cada três meses, o que irá proporcionar a estimulação da corrente sangüínea e a higienização do couro cabeludo”, diz Helcio Fiszpan.

Uma boa dica é jogar o cabelo para frente, inclinado-se, e penteá-lo assim durante um ou dois minutos. E dê preferência a um pente de madeira largo ou uma escova do tipo raquete (aquelas que têm cerdas só de um lado). “Isso é importante para ativar a circulação do couro cabeludo”, explica o hair stylist Wall Freitas.

Lavar com xampu específico e condicionador: Segundo o cabelereiro Anysio Estevão, quem tem cabelo oleoso deve lavá-lo diariamente com um xampu antirresíduos ou que equilibre o pH dos fios. “Para quem tem cabelos mistos, é bom contar com um antirresíduos de vez em quando e um sem sal”, acrescenta.

Já quem tem as madeixas ressecadas deve tomar mais cuidado nas lavagens. O ideal é usar xampu sem sal e condicionador para cabelos secos apenas de dois em dois dias. O antirresíduos deve ser evitado ou usado somente uma vez por mês, para eliminar resíduos de sal, cloro, poluição e cosméticos. Se você faz escova progressiva, jamais o utilize!

Outros produtos: Ainda para as pessoas com cabelos secos, Anysio aconselha a aplicação freqüente de um bom produto sem enxágüe ou leave-in nas pontas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário