terça-feira, 27 de julho de 2010

Vamos falar de queratina?

Em "Cabelos Lindos"

Afinal, o que é queratina? Nossos cabelos precisam de queratina? Como podemos reconhecer essa necessidade?

O cabelo precisa de queratina, assim como também precisa de colágeno e elastina, pois essas proteínas formam os fios de cabelo e lhes garantem força, maleabilidade, umidade e brilho intenso. Tais proteínas nos trazem benefícios e atuam nos fios de cabelo diretamente. A maioria dos produtos contém essas proteínas, porém alguns em maior concentração.

A queratina, especificamente, resulta da união de aminoácidos, que são blocos construtores das proteínas, sendo responsável pela força, vitalidade e integridade da fibra capilar. Tem sua ação no córtex e é a proteína com menor peso e tamanho molecular, sendo ideal aos cabelos. Desta forma, proporciona maior poder de penetrabilidade na fibra capilar.

A queratina age como um cimento, preenchendo fissuras causadas principalmente pelo desgaste promovido por deficiências orgânicas e por processos químicos agressivos.

Quando não há um desgaste excessivo da fibra capilar e o cabelo é tratado somente com produtos à base de queratina, há um enrijecimento desnecessário na fibra, podendo ocasionar ressecamento dos cabelos e sensação de fios enrijecidos. Por isso, saiba dosar a quantidade de produtos com a queratina aplicada nos cabelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário