domingo, 27 de fevereiro de 2011

Mitos e verdades sobre queda de cabelo

Desvende os mitos e esclareça suas dúvidas sobre as causas da queda capilar

No "Dicas de Mulher"

Os consultórios dos dermatologistas frequentemente recebem mulheres que se queixam da queda de cabelo. As causas para o problema podem ser diversas, por isso o assunto é cercado de mitos. O ideal é sempre procurar um especialista para que ele investigue as causas da queda capilar e possa indicar o tratamento adequado.

Confira as respostas para as dúvidas mais comuns e saiba mais a respeito dos mitos e verdades sobre queda de cabelo.

Ansiedade e estresse interferem na queda de cabelo

VERDADE. O estresse e os fatores emocionais provocam alterações hormonais, por isso mesmo que indiretamente, podem ser agravantes e potencializar a queda dos fios. Mas, geralmente, eles não são a única causa e estão associados à má alimentação e hábitos nada saudáveis, piorando o quadro.

Alisamentos causam queda de cabelo

MITO. Os alisamentos agem nos fios, não na raiz do cabelo. Quando o alisamento é feito corretamente e os retoques são feitos respeitando o intervalo indicado, não influencia na queda. O que pode ocorrer é a queda dos fios devido à quebra, pois como todo procedimento químico, o alisamento pode deixar os fios mais fracos e ressecados.

Cortar os fios regularmente evita a queda


MITO. Como os fios são um pouco mais grossos perto da raiz, quando são cortados podem parecer mais volumosos temporariamente. Mas o corte de cabelo não influi na queda, apenas modifica o visual. Nada do que é feito no fio causa mudanças na raiz do cabelo porque não interfere no couro cabeludo, onde está o problema. Logo, cortar as pontinhas não evita a queda.

É normal o cabelo cair nos pós-parto

VERDADE. Tanto durante como após a gravidez, o corpo da mulher passa por grandes alterações hormonais. Depois do parto, essa oscilação hormonal pode sim provocar uma queda de cabelo acentuada num período três a seis meses. O mesmo pode acontecer com quem faz dietas drásticas, quem passou por um trauma físico ou psicológico. Para resolver o problema, o tratamento para queda de cabelo é feito com reposição de ferro e nutrientes, ingestão de pílulas à base de vitaminas e outras substâncias.

Dormir com o cabelo molhado facilita a queda dos fios

VERDADE. Cair no sono com os fios ainda molhados não apodrece a raiz do cabelo como muita gente pensa, mas traz riscos para a saúde e compromete a beleza das madeixas. A umidade dos fios favorece a proliferação de fungos e micoses. Além disso, os cabelos molhados ficam mais frágeis e podem cair devido à quebra causada pelo atrito com o travesseiro.

Medicamentos podem causar queda de cabelo

VERDADE. As pílulas anticoncepcionais, os antidepressivos, emagrecedores, drogas para hipertensão, problemas cardíacos e para controle de doenças autoimunes são os medicamentos que mais causam a perda de cabelos.

Lavar os cabelos todo dia aumenta a queda

MITO. Não existe nenhuma ligação entre lavar os cabelos todos os dias e a queda dos fios. Na verdade, a lavagem apenas ajuda a soltar os fios que cairiam de qualquer forma, pois já estavam em fase de queda.

Cabelos Brancos

No "Portal São Francisco"

Manter os cabelos saudáveis e bonitos depende de muitos cuidados. Corte, hidratação, luzes, escova e caprichos sem fim. Mas quando os primeiros fios brancos aparecem, a impressão é de que nada é capaz de resolver o problema. Multiplicando-se na velocidade da luz, eles surgem quando você menos espera, e nos lugares que você menos gostaria.

Certamente você já escutou por aí que o estresse pode antecipar a chegada dos fios brancos. Mas, por mais malefícios que este mal da vida moderna possa provocar, esteja ciente de que, desta acusação, ele está livre. "Ao contrário do que se pensa, o estresse não desencadeia o processo, mas faz com que os cabelos caiam mais depressa. O cabelo branco aparece porque ocorre um fenômeno anatômico chamado apoptose, que é a morte da célula que produz a melanina - pigmento que dá a cor aos pêlos e a pele. A morte desta célula, o melanócito, é programada. Portanto, a hora em que esta apoptose começa é determinada geneticamente", esclarece o dermatologista Valcinir Bedin, Presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo.

Se sua mãe tem cabelos brancos desde pequena, prepare-se para a sina. A genética, nesses casos, é praticamente uma imposição, não deixando escapatória. "Há famílias em que jovens, antes dos 18 anos, já têm cabelos brancos. Mas do ponto de vista racial, nos brancos, se manifestam entre os 35 e 45, nos amarelos, entre os 45 e 55, e nos negros, a partir dos 55 anos", informa Dr. Bedin, acrescentando que, além da questão genética, em algumas ocasiões, o culpado pode ser uma falha nutricional. "É raro, mas a baixa ingestão de cobre pode acelerar o processo, levando a um embranquecimento precoce dos cabelos", explica. Para evitar o problema, basta garantir a ingestão do mineral – tarefa nada difícil. "O chocolate meio amargo e os frutos do mar são ricos no nutriente", indica o dermatologista. A única regra é aproveitar!

Apesar de não ter ligação com o embranquecimento, o estresse pode acabar, indiretamente, desencadeando o processo. A terapeuta capilar Sheila Bellotti explica: "Alguns traumas, que geram uma queda capilar, como o eflúvio telógeno, o vitiligo capilar, ou a alopecia areata, podem fazer com que os próximos fios nasçam sem pigmentação", cita Sheila Bellotti.

Histórias de cabelos

Cabelos pretos não costumam ficar, de uma hora para outra, brancos. Como os fios crescem por anos com pigmentos dentro deles, a menos que morram, não há processo natural que possa destruir a melanina rapidamente.

Apesar desta certeza, uma história ficou famosa entre dermatologistas e especialistas de cabelo. Diz a lenda que Maria Antonieta, rainha francesa condenada à guilhotina, quando soube de sua sentença, ficou com os cabelos brancos em questão de horas. O que se acreditava ter sido um embranquecimento total dos fios, nada mais foi do que uma queda abrupta dos fios pretos – antigos e fracos -, e a permanência dos brancos - recentes e, por isso, mais resistentes.

Por dentro do fio

Antes de sair arrancando, achando que basta puxar para acabar com o inconveniente, pense duas vezes. O fio branco não é um fio doente, ruim, nem menos liso ou macio que os outros. "Apenas os grânulos e pigmentos - que antes davam cor aos cabelos - são substituídos por bolhas de ar. Isso faz com que fiquem mais grossos. Mas não se preocupe, depois de um tempo, eles voltam a ficar com a espessura normal. O que não adianta é arrancar, pois ele nasce de novo da mesma cor. Agora, dizer que, para cada um que se arranca, nascem sete no lugar é besteira!", desmitifica Dr. Bedin.

O que define a cor dos cabelos é a quantidade e o tipo de melanina contida nos fios. "A melanina é encontrada sob diversas formas. Cabelos pretos e castanhos contêm eumelanina, um pigmento escuro. Ruivos e louros têm um pigmento brilhante chamado feomelanina. Mas é possível, e comum até, ter a mistura desses dois pigmentos. Já os cabelos grisalhos contêm uma pequena porção de melanina, enquanto que cabelos brancos, nenhuma", diferencia a terapeuta capilar Sheila Bellotti.

Pintar ou não pintar, eis a questão

Para quem odeia a aparência dos fios brancos, pintar continua sendo a única saída. Pelo menos por enquanto, mas a indústria científica promete surpresas em breve. "A Anti-cancer Inc é uma empresa americana que vem trabalhando no desenvolvimento de um gel que promete devolver a cor aos cabelos. O produto, ainda não comercializado, recebeu o nome de gene juice (suco de gens), mas é apenas uma promessa", antecipa Valcinir Bedin. Até lá, a tintura é o único remédio.

No entanto, nem todas são adeptas da tintura, preferindo mostrar o que muita gente vive escondendo. Para as que vêem um pouco de charme nos cabelos brancos, o segredo é não descuidar da saúde dos fios. "Para evitar o amarelamento, comum na cor branca, existem xampus específicos. Diversas marcas, como a Keune, oferecem produtos especiais, capazes de manter o fio mais branco e brilhante", exemplifica o dermatologista Valcinir Bedin.

Mas nada de ficar só nos xampus. Se cabelo já dá trabalho, os brancos exigem um pouco mais. A terapeuta capilar Sheila Bellotti sugere: "Quem assume os fios brancos tem grande preocupação em mantê-los bonitos. Além dos xampus específicos para o tipo de cabelo, oriento minhas pacientes a praticarem a ginástica capilar para irrigação contínua, aumentando a nutrição celular. Outra técnica com bons resultados é a laserterapia, que garante a oxigenação das células". Com tantas opções, só aparenta mais idade quem quiser!
Para muitos pais, crianças desobedientes são a causa mais óbvia para os cabelos brancos. Para os cientistas, a situação é mais complexa. Para D.J. Tobin, o cientista chefe do Instituto de Dermatologia da Universidade de Bradford na Inglaterra, a principal causa, tirando fora os problemas do dia a dia, é uma associação de envelhecimento e genética.

A melanina, um pigmento produzido por células especializadas em cada folículo capilar é a responsável por dar côr ao cabelo. Distintos tipos de melanina são responsáveis por diferentes tons de coloração dos cabelos.

A eumelanina dá a coloração castanha e preta aos cabelos, enquanto a feomelanina é responsável pelos cabelos loiros e ruivos. O tipo de melanina que um individuo tem é controlado por células pigmentares, que por sua vez são determinadas pelos genes. Com o processo de envelhecimento, estas células pigmentares localizadas na base dos nossos foliculos capilares param de produzir melanina; sem ela os cabelos se tornam brancos.

O corpo humano não tem nenhuma fonte de melanina, como uma glândula, essa substância química é produzida em cada um dos foliculos capilares, portanto cada fio de cabelo torna-se branco individualmente.

Os pesquisadores ainda não definiram a causa definitiva do porque nossos foliculos capilares param de produzir a melanina. O Dr. Tobin analisou foliculos capilares brancos e encontrou melanócitos e melanossomos, porém sem melanina dentro.

Alguns autores tem sido sugerido que com o passar dos anos os radicais livres causem danos as células localizadas nos foliculos capilares. Os radicais livres, que são produzidos por diversos processos metabólicos no nosso organismo (incluindo a produção de melanina) podem causar danos ao DNA. O Dr. Tobin não concorda com este argumento, contra-argumentando que as células produtoras de melanina possuem métodos especializados de purgação e auto- limpeza dos radicais livres.

De acordo com o Dr. Tobin, não há nenhuma forte evidência que se possa fazer alguma coisa para retardar o aparecimento dos cabelos brancos. o processo leva em geral vários anos para se estabelecer, contudo uma doença extremamente rara chamada efluvio telógeno dá a aparência de tornar todos os cabelos em brancos da noite para o dia. A doença causa uma queda de todos os cabelos pigmentados, deixando apenas os cabelos brancos, alguns portadores famosos dessa patologia rara foram Sir Thomas Moore e Maria Antonieta.

As pesquisas mostram que possamos reverter o processo de branqueamento dos cabelos num futuro próximo. O grupo do Dr. Tobin já determinou que melanócitos e melanossomas "adormecidos" podem ser reativados para produzirem melanina novamente.

Agora só nos resta aguardar os próximos passos dos avanços científicos para ficarmos livres dos fios brancos.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Maquiagem Para o Carnaval – Fotos

No "Blog da Adri"


Se você é apaixonada por Carnaval sabe que uma boa maquiagem faz toda diferença , afinal para cair na folia com estilo uma boa make faz você brilhar ainda mais . E as possibilidades de usar e abusar das cores, glitter,e cílios postiços para compor a sua maquiagem de carnaval, são tantas que você pode usar a criatividade para criar um look diferente para cada dia de folia.

Hoje separei algumas sugestões de maquiagem para o carnaval para todos os gostos, assim você pega inspiração para elaborar a sua make em casa com o material que você já tem ai no seu kit de maquiagem, ou então investe apenas em alguns acessórios para dar aquele toque à mais na fantasia.

A maquiagem de carnaval pede cores vibrantes, olhos bem marcados e muito brilho. Então uma boa sugestão é abusar das maquiagens com glitter, néon, cílios postiços coloridos, delineadores com glitter etc se você adora um brilho a hora é essa . O importante é soltar a criatividade !

Confira as fotos de maquiagem para o carnaval e inspire-se!








domingo, 20 de fevereiro de 2011

Cabelos cacheados bem curtos

No "Tinta no Cabelo"


Saber como cortar os fios mais curtos.
A dica valiosa é para dar mais atenção a finalização! Todo cabelo curto precisa de uma finalização bacana para ficar charmoso.

Os produtos que não devem faltar:

Leave-in para cabelos cacheados
Mousse de média fixação (para segurar o cabelo até o fim do dia ou noite)
Pomadas modeladoras, para definir mechas que vc queira deixar mais em evidencia.
E para finalizar um Spray de brilho ou um óleo como o morrocanoil que é ouro liquido ; )

Também precisamos lembrar que hoje temos muitos acessórios que podem deixar seu curtinho diferente todos os dias! Então se joga nas presilhas e tiaras que você não vai se arrepender!




Cabelos Ondulados e Cacheados – Tendência da Moda

No "Blog da Adri"


Os Cabelos ondulados estão de volta com força totaç e são sinônimo de sensualidade desde, pelo menos, a década de 1950, quando a eterna Marilyn Monroe os uniu ao seu loiro platinado ao sensual batom vermelho, criando assim uma das imagens mais sexies da história. Depois de 60 anos eles estão de volta os cachos e ondas marcadas prometem ser o hit da estação mais glamurosa do ano o inverno.

Os cachos e ondas estão presentes nos cabelos mais desejados pelas mulheres, como os de Gisele Bündchen, Jennifer Lopez, Jennifer Aniston, Sarah Jessica Parker, Beyoncé e Kate Winslet. Para conseguir os cachos ou ondas vale apostar nos finalizadores de penteados ,mousses modeladores, spray fixadores, ativador de cachos, difusor, baby liss, bobes,grampos,pomada modeladoras. Afinal a tendência é naturalidade e sensualidade , a volta por cima do cabelo com movimento, do cabelo Diva.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Penteados para o carnaval

Aprenda a criar penteados fáceis e modernos para o carnaval 2011.

No "Portais da Moda"

O carnaval está chegando e não basta apenas uma boa fantasia ou abadá para compor um look legal e diferenciado. O cabelo é um item essencial para compor um look moderno e divertido para o carnaval. A dica pra quem vai pular carnaval este ano é apostar em penteados que não incomoden, machuquem ou que se desfaçam com facilidade. Os géis, mousses e laquês fixadores são ferramentas imprescindíveis na hora de montar o seu penteado de carnaval, eles garantirarão que você fique bonita e com os fios ajeitados até a folia acabar. Confira algumas dicas de penteados para o carnaval.
As flores e penas estão em alta nesta estação, por isso você pode abusar desses acessórios. Aplique-as em tranças, ralos de cavalo ou se preferir o cabelo mais solto, jogue os fios para uma lateral e aplique um arranjo de flores, esse penteado fica moderno e cheio de estilo.


Os headbands estão fazendo a cabeça das mulheres neste verão e eles vêm como uma ótima opção para criar um penteado para o carnaval. Aposte nos acessórios com brilhos, e lembre sempre de compor um look com um estilo próprio, coloque acessórios na cabeça que combinem com o estilo de roupa que você irá usar. Arcos com aplicação também são uma boa alternativa para o carnaval, eles são modernos e bem práticos, excelentes para uma noite de folia.



Os profissionais da área tem indicado os rabos de cavalo e os coques altos como as melhores alternativas de penteados para o carnaval 2011. Segundo Neiva Pena, hairstylist do salão Essencial Hair Clinic, rabos-de-cavalos, coques simples, desfiados e "amassadinhos" serão ótimas opções para as mulheres, além das tranças, que já têm feito muito sucesso entre o público feminino. Ela também diz que tiaras, acessórios com flores, presilhas, glitter e géis coloridos são ótimos para a finalização dos penteados.





Antonio Jorge, do HBD Spa em Ipanema, também sugere tranças e coques desfiados, “Combinados com flores em tom cítrico ou flúor, sensação para se destacar entre tantas mulheres. As flores usadas como acessórios trazem harmonia ao penteado simples e bonito”. Tanto os rabos de cavalo quanto nas tranças deve-se aplicar gel modelador ou fixador de cabelo, isso para garantir uma boa fixação do penteado. As tranças embutidas são lindas e estão sendo muito usadas, uma boa opção para o carnaval.


Para fazer um rabo de cavalo moderno e diferente, passe gel em todo o cabelo de maneira uniforme, puxe os fios para cima e prenda com um elástico. Depois de estar com o cabelo preso pegue uma pequena mexa de fios (dos que estão presos mesmo) e vá passando sobre o amarrados para cobri-lo, prenda os fios com grampos. Se desejar use gel colorido, glitter, presilhas, flores ou até mesmo um arco com aplicação. Use a criatividade na hora de decorar o penteado.

Os coques altos ou baixos desfiados e amassadinhos estão em alta neste verão e podem ser uma ótima escolha para montar seu look carnavalesco. Para o coque, comece fazendo um rabo de cavalo na altura que preferir, depois disso torça os fios presos dando voltas no elástico, se você desejar um coque mais frouxo dê voltas mais soltas, você também pode ir puxando alguns fios para que o penteado e fique meio desfiado, criando assim um aspecto mais despojado.



Se você gosta de um penteado mais natural e solto invista no efeito ondulado ou cacheado. Com a ajuda de um baby liss grosso faça cachos nas pontas dos fios, para um resultado mais natural passe a mão sobre os cachos abrindo-os levemente. Nos cabelos soltos você também pode usar os headbands, arcos e flores.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

TÉCNICA DA RC HOLANDA/MENINA BONITA INICIA TREINAMENTO NA FÁBRICA DA NUTRAHAIR

Ana Elisa no embarque do Aeroporto Augusto Severo - Natal,
com destino a Belo Horizonte/MG


Embarcou na tarde desse domingo (13), com destino a Nova Lima/MG, a nossa técnica ANA ELISA. Durante os próximos oito dias, Aninha (como é conhecida), estará participando de treinamento intensivo no Centro Técnico da Nutra Hair, agregando novos conhecimentos junto a nomes consagrados na Cosmética Profissional, como: EVA MARIA, EDSON FONSECA E CIDA BRASIL.

Esse treinamento faz parte do esforço da RC HOLANDA/MENINA BONITA em oferecer aos seus clientes, produtos de inegável qualidade e um atendimento pós-venda que garanta aos nossos consumidores total segurança na sua utilização.

Ana Elisa e Rita Holanda durante o embarque

Em seu retorno a Mossoró, Ana coordenará o CENTRO DE EXCELÊNCIA TÉCNICA MENINA BONITA a ser inaugurado no dia 14 de março em coquetel para 200 convidados.
Sobre a inauguração desse espaço, aguardem nova postagem para breve.

Alimentação para nutrir seus cabelos

Os cuidados com os cabelos começam na mesa, saiba o que comer para ter cabelos bonitos e resistentes

No "Dicas de Mulher"


Além dos tratamentos e cuidados diários com os fios, também é preciso investir em outras formas de nutrir os cabelos.

Os cuidados com os cabelos vão além do salão de beleza. Na verdade, eles começam na mesa. O consumo de alimentos saudáveis ricos em nutrientes é fundamental para manter os fios sempre bonitos e saudáveis. De nada adianta fazer todos os tipos de tratamentos capilares para recuperar os danos dos fios sem seguir uma alimentação saudável e balanceada.
O que comer para ter cabelos bonitos

A primeira dica para ter cabelos bem nutridos é beber muita água, de oito a dez copos por dia. No cardápio, inclua alimentos que ajudem na reposição de vitaminas e sais minerais, como as frutas, verduras e legumes, proteínas e alimentos à base de soja.
Alguns alimentos não podem faltar no cardápio de quem quer manter cabelos de dar inveja. O pepino, por exemplo, rico em enxofre e silício, estimula o crescimento dos fios, já a cenoura, possui propriedades de fortalecimento dos fios e o vinagre de maçã age contra a queda de cabelo.

Os minerais possuem grande importância na alimentação para nutrir os cabelos podem ser encontrados em diversas fontes. Cada um possui uma função diferente, mas todas essenciais para um cabelo saudável. O magnésio é essencial para formação de proteínas que constitui os fios, assim como a queratina. Eles podem ser encontrados na carambola, melão, abacaxi, nozes e frutos do mar.

A falta de cálcio deixa os fios mais quebradiços e finos, por isso o consumo do leite e seus derivados, da sardinha e do salmão são tão importantes. O consumo de sódio controla o teor de água dentro dos fios, dando mais brilho. Ele pode ser encontrado no tomate, tofu e aipo. O potássio mantém a flexibilidade e a hidratação e está presente nos alimentos como carnes magras, amêndoa, uva e semente de girassol. O zinco é responsável por dar força aos fios. Ele está presente no ovo, cogumelo, carne e trigo.

Evite alimentos artificiais como os enlatados e refinados, alimentos com muito corante e diminua a quantidade de chá, café e bebidas alcoólicas.

Não pule as principais refeições e faça pequenos “lanchinhos” ao longo do dia. O ideal é sempre comer nos mesmos horários e a cada três horas.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Corte bordado

A novidade ajuda a resolver o problema do indesejado frizz nos cabelos

No "Dicas de Mulher"


Depois dos produtos e tratamentos, surge uma novidade em corte de cabelo para as mulheres que tentam de tudo para combater os tão indesejados fios “arrepiadinhos”.

A nova técnica é chamada de corte bordado, pois exige do cabeleireiro a paciência e habilidade de uma “bordadeira” para cuidar minuciosamente dos fios. Este corte ajuda a remover o frizz, as pontas duplas e ressecadas sem interferir no comprimento e no corte dos cabelos.
Como é feito o corte bordado?

Para realizar o corte bordado, o cabeleireiro usa um pente para separar e esticar o cabelo. Assim, vai removendo mecha por mecha as pontas duplas e ressecadas das madeixas. O procedimento é feito com uma tesoura especial, que serve para selar a cutícula dos fios.

Por isso, nem adianta tentar fazer o corte em casa. Além de precisar de uma tesoura específica, é preciso conhecer a técnica. Cortar os fios de maneira errada só vai piorar o problema.

O melhor é sempre procurar um salão e, dependendo do tipo de cabelo, o corte bordado pode ser feito mensalmente.

Para deixar as cutículas dos fios sempre protegidas e manter sempre o efeito, é necessário fazer uma boa manutenção com produtos específicos. O resultado do corte bordado é um cabelo com aparência saudável e hidratado.

Coque baixo vs. coque bailarina

O penteado que é sempre sucesso nas semanas de moda em duas versões

No "Delas"


A praticidade e a sofisticação do coque prometem sucesso na temporada de inverno. O penteado elegante, e ao mesmo tempo simples, sempre ganha destaque nas passarelas de moda. No Rio de Janeiro, Maria Bonita Extra fez uma coleção inspirada em atletas e bailarinas. No cabelo, o coque altíssimo dava o tom ao desfile. No último sábado (29) foi a vez de Reinaldo Lourenço mostrar sua versão pelo SPFW. Diferente do look bailarina, desta vez o cabelo é puxado para o meio da cabeça e preso na altura das orelhas. A mecha é torcida durante a preparação, enquanto os fios são enrolados, dando a ideia de que a própria pessoa montou o visual.


“Não é pra ser redondinho, é mais vertical, pontudo. Fica bonito e sofisticado”, explica Ricardo Rodrigues, hair stylist do salão Studio W Higienópolis e responsável pelos looks do desfile de Reinaldo. “O coque serve justamente para mesclar acessórios no pescoço e roupas de gola alta, elementos típicos da estação”, conclui Ricardo.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Cabelo mate é tendência

Os cabelos totalmente sem brilho e com textura seca são aposta fashion para deixar os penteados ainda mais bonitos

No "Dicas de Mulher"


As tendências mais atuais em cabelos pedem cortes repicados para dar volume e bastante movimento aos fios. Outra aposta são os looks com cabelos opacos, totalmente sem brilho.

O cabelo mate deixa o visual tão fashion quanto os fios cheios de brilho. Muitas celebridades antenadas estão usando e abusando do cabelo com textura seca.


Mas para ter o look mate com cara de “não estou nem aí”, não é preciso ficar sem lavar os cabelos e nem levantar da cama, ignorar o pente sair com a cabeleira toda bagunçada.
Como ter cabelo mate

Para deixar os cabelos com textura seca, comece lavando com o xampu de costume, mas na hora de aplicar pela segunda vez o produto, substitua por um sabonete em barra de óleo de oliva natural. Massageie os fios do comprimento até as pontas, evitando a raiz e até fazer espuma. Depois é só enxaguar bem. O sabonete de óleo de oliva dá o acabamento mate ideal. Deixe o cabelo secar ao natural ou use apenas o difusor. Nada de chapinha, pois ela vai dar brilho e tirar o efeito desejado.


Outra dica para ter cabelos mate é usar o secador e depois aplicar um xampu seco em spray na raiz, produto que vai acrescentar volume e deixar o cabelo com a aparência de ser mais grosso. Aplique primeiro na raiz e depois escove para espalhar o produto até as pontas. Uma alternativa para quem não tem o xampu seco é usar talco de bebê, também funciona.

Trançar o cabelo enquanto ele estiver molhado é mais um truque. Deixe preso por algumas horas e ao desmanchar a trança, você terá fios ondulados e com o efeito mate.

Como tirar o esverdeado do cabelo

No "Toda Perfeita"


Você se acabou na piscina e notou que seus cabelos ficaram verdes quando secaram? bate o desespero e a primeira coisa que vem na cabeça é tingir os cabelos. Calma !!! Não precisa nada disso . Principalmente em cabelos em tons claros como loiros, mechas, e descoloridos acabam sofrendo com esse problema o grande vilão não é o cloro da piscina como muita gente pensa,e sim o sulfato de cobre, também usado para tratar a água.

Esse metal liga-se à queratina dos fios, deixando os cabelos esverdeados. Nos cabelos escuros, a reação não é tão visível, mas nos loiros naturais ou tingidos fica verdadeiramente um horror!!!

Dicas para tirar o verde do cabelo:

Usar xampu anti resíduos é uma boa solução para remover o incrivel Hulk que esta em suas madeixas em seguida; faça um banho de leite integral deixando o líquido agir nos fios por 30 minutos antes da lavagem normal.

Dica para evitar que os cabelos fiquem verdes no Verão ou quando usar a piscina:

Antes de mergulhar na piscina, passe no cabelo produtos leave-in e, quando sair da água, enxágue imediatamente o cabelo com água mineral.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Truques do Cabelo Lindo e Saudável!

No "Cabelo & Maquiagem"

Confira abaixo 8 truques para manter e conquistar cabelos lindos e saudáveis:

- Dica para quem faz mechas ou coloração – opte por retocar só a raiz quando necessário. Assim, damos uma “folga” aos fios, retocando apenas o necessário e conservando as pontas e comprimento.

- Não se esqueça do creme para pentear, conhecido como leave-in – ele além de hidratar, reduz o volume e protege os fios – utilize a quantidade de uma moeda, sem passar na raiz, só no comprimento.

- Passe uma mascara nos fios, mesmo que seu cabelo não tenha química.

A indicação é se tiver química – fazer semanalmente, e se não tiver -quinzenalmente.

- Mesmo usando a máscara, faça uma hidratação mensal (pode ser a hidratação caseira que ensinamos – que utiliza touca). Lembrando que isso varia conforme o cabelo – se o seu cabelo está muito ressecado e pedindo socorro, faça quinzenalmente ou até semanalmente.

- A dieta deixa os fios fortes, macios e brilhantes.
Os vegetais verde-escuros, ovos e alimentos com vitaminas A e C (como cenoura, fígado, laranja, etc) são ótimos não apenas para a sua saúde geral, mas também para a saúde do seu cabelo.
Carnes magras, banana, amêndoa e tomate deixam os fios macios. Peixes, leite e derivados, por ter cálcio, deixam os fios com mais brilho.
Ingerir 2 litros de água diariamente também ajuda bastante.

- Corte sempre o cabelo, pode ser apenas a pontinha, mas é importante.

- Cuidado com mudanças radicais no impulso, pois pode bater o arrependimento. Veja muitas fotos, pesquise bem as cores, cortes… para ter certeza do que quer – além claro de procurar um profissional da sua confiança… se não tiver um, procure profissionais recomendados e de qualidade garantida.

- Verão – alguns cuidados: não esqueça dos chapéus, bonés, e produtos com proteção solar.
Ao sair do mar e da piscina, tome um ducha nos fios, enquanto aguarda até o seu banho.

Você Lava Seus Cabelos de Maneira Correta?

No "Blog Cabelo e Beleza"

Para a mulher vaidosa, manter os cabelos bem tratados é muito importante. O primeiro passo para deixá-los mais bonitos é lavá-los da maneira correta. Mas é melhor lavá-los em casa ou no salão?


Lavar no salão é bastante vantajoso. Porque além deles trabalharem com água mineral ou filtrada, a posição da cabeça no lavatório permite que o profissional lave, massageie e remova o produto de maneira uniforme.

Entretanto, é possível obter o mesmo efeito em casa, seguindo alguns passos:

1. Antes de entrar no banho, penteie os fios para desatar os nós e eliminar parte da sujeira acumulada.

2. Regule a água do chuveiro. Ela deve ser morna, jamais quente! A água mais fria fecha as escamas dos fios, mantendo-os uniformes. E, quanto mais uniformes, mais brilhantes.

3. Use o chuveirinho. Com ele, umedeça os fios uniformemente.

4. Aplique shampoo para o seu tipo de cabelo: coloque o produto em uma das mãos e, junto com a outra, espalhe-o em toda a cabeça.

5. Com a ponta dos dedos, nunca com as unhas!, massageie o couro cabeludo com movimentos circulares.

6. Enxágue bem os fios e repita a operação.

7. Coloque o condicionador nas mãos, esfregue uma na outra, e vá aplicando o produto do meio para as pontas. Separe o cabelo em mechas e massageie com movimentos de cima para baixo, como se você estivesse alisando os fios.

8. Aguarde 2 minutos e enxágue bem os cabelos. Passe os dedos abertos entre os fios para soltar os nós. Mexa o cabelo ou balance a cabeça para ver se os fios estão soltos e leves.

9. Não faça turbante nem esfregue o cabelo. Apenas cubra a cabeça com uma toalha macia e pressione com as mãos, para remover o excesso de água. Para secar adequadamente, passe a toalha das pontas para a raiz.

Agora, repita esse processo, no mínimo, de 3 em 3 dias ou, diariamente, no caso dos fios oleosos.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Saias longas: tendência vem forte para o inverno 2011

SPFW e Fashion Rio já confirmaram, a máxi saia é tendência para o próximo inverno.

No "Portais da Moda"



Peças apertadas e desconfortáveis para ficar elegante e moderna? Não neste inverno. As saias longas vieram como uma ótima alternativa para salvar as mulheres do desconforto de peças muito curtas ou ajustadas. A proposta para a estação é criar diferentes looks com saias longas, o que não implica necessariamente em modelos que vão até os tornozelos, as saias de comprimento médio, por exemplo, também estarão em alta no inverno 2011.

Nas passarelas da Semana de Moda Paulista e no Fashion Rio, os saiões apareceram em peso e chamaram a atenção. As peças amplas ganharam mais evidência e foram apresentadas tanto em tecidos pesados quanto nos mais leves e fluidos.

Marcas como Printing e Filhas de Gaia investiram em peças com cores mais neutras e discretas. Já a Cantão trouxe um belíssimo colorido as suas saias longas que apresentavam um estilo streetwear com referências no grafite. Nas passarelas da Alessa e da Totem, os tecidos estampados foram os preferidos para a criação.





Quando se fala em saia longa a dúvida de muitas mulheres é quem pode usar o modelo. As baixinhas foram sempre aconselhadas a não usar as peças, portanto para as mulheres de estatura menor que adoram os saiões e fazem questão de usá-los, a dica é investir nos modelos de cintura alta com blusa ou top na mesma cor da peça de baixo, assim seu corpo dará a impressão de estar mais alongado. O importante é ter sempre bom senso na hora de escolher, dando sempre prioridade às peças que valorizam seu corpo.

Foi no estilo boho chic e em referências nos anos 70 que as máxi saias para este inverno 2011 vieram inspiradas, trazendo estampas em tie-dye e motivos geométricos. Para montar looks modernos, as saias permitem variadas combinações, por exemplo, com cardigã, camisa de malha, tops, moletom mescla, maxicardigãs ¾ de tricô e cashemere. Tente manter um equilíbrio na sua composição, alternando peças amplas e mais ajustadas, ou seja, se a sua saia é justa ao corpo abuse no volume e sobreposições de blusas, porém se seu modelo de saia for bem amplo invista em uma parte de cima mais justa, como um top.

Para compor looks com saias longas as rasteirinhas são um dos modelos mais adequados, assim como as bota de montaria, coturnos, espadrilhas, clogs e anabelas com salto de corda. Acessórios de couro ou camurça e com franja são ótimas opções para serem usados com as peças e trazem um ar de estilo boho chic ao look. Uma produção moderna e ousada pede colares e anéis em pedraria com cintos finos de couro. Una também as bolsas a sua produção, alguns dos modelos que estarão em alta neste inverno serão as bolsas carteiro tamanho médio, bolsas com alças de correntes e com franjas. O tamanho dos acessórios pode variar, portanto prefira o modelo que mais se adepta a você.



As máxi saias prometem trazer muito conforto e estilo ao inverno 2011, por isso escolha muito bem os seus modelos e inove na criação dos looks combinando estampas, texturas e materiais diferentes.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Como Descolorir o Cabelo

"No Toda Perfeita"


Processo de retirada da pigmentação dos fios, na descoloração tira-se a cor antiga dos cabelos – sejam eles naturais ou tingidos – para aplicar uma nova tonalidade. Para descolorir os cabelos com perfeição em sem possíveis danos aos seus cabelos, é necessária a consulta de um profissional especialista na área. Não sendo a descoloração um método que deva ser realizado em casa.

No entanto, para te deixar, já de ante mão, muito bem informada sobre todas as etapas que envolvem esse delicado procedimento capilar, confira este que é um verdadeiro manual de dicas sobre como descolorir os cabelos.

Antes de iniciar a técnica de descoloração e evitar arrependimentos futuros, é importante que se faça um estudo das madeixas para constatar se estão ou não saturadas de química. E se estão em condições de passar pela descoloração sem correr o risco de quebra ou queda do cabelo.

O ideal é que as madeixas não estejam enfraquecidas, assim elas aguentarão passar por todas as etapas do processo. O procedimento é feito da seguinte maneira: aplica-se pó-descolorante à base de amônia para abrir a cutícula do cabelo, e água oxigenada com volume, que pode variar conforme a tonalidade da pigmentação dos fios e a cor pretendida.

Pode ser feita por pessoas de qualquer corte de cabelo, devendo prevalecer apenas o bom senso. Se, exemplo, a mulher queira ficar loira platinada, a única forma é aderindo a descoloração. Pois é ele o processo específico para clarear os fios. O que se aplica para quem deseja apenas iluminar as melenas com mechas e luzes douradas, mas possui cabelos muito escuros.

Ao contrário do que se imagina, não existem diferentes tipos de descolorantes, mas, sim, diferentes graus de descoloração. Que, dependendo da tonalidade que se deseja atingir, é usado mais ou menos oxidante. Na opinião de muitos hairstylists, deve-se evitar mexer nos fios que estejam muito danificados por processos químicos, pois a descoloração contribui para que fiquem ainda mais fracos. Levando-os a quebrar.

Por isso a importância do teste de mecha – sempre exija nos salões. Ela vai indicar se você possui alguma alergia ao produto, evitando que venha a sofrer de lesões e irritabilidade extrema no couro cabeludo, problemas costumeiramente causados por descolorações.

Bolsa box

Prática e discreta, a bolsinha dá um charme extra ao visual e virou must-have da temporada

No "Dicas de Mulher"


A bolsa box está dando o que falar. Por ser prática, a bolsa box virou must-have na temporada e hoje está entre os modelos preferidos das mais antenadas no mundo fashion.

Ela é pequena, de linhas retas e com alça longa para usar transpassada. Seu estilo é perfeito para carregar apenas o essencial sem perder a elegância


Como usar a bolsa box

Além de linda, a “bolsa caixa” pode ser usada tanto no dia-a-dia como em produções mais elaboradas.

O design discreto com ares vintage da bolsa box permite inúmeras combinações, que ganham um charme extra com o acessório.

Vale a pena investir no modelo agora, já que a tendência é usar bastante a bolsinha com os looks de verão e ainda aproveitá-la

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Cabelos com Mechas Largas

No "Blog da Adri"


As mechas e luzes nunca saem de moda, no máximo mudam a quantidade de fios e largura que são utilizados no clareamento dos fios. As técnicas novas aparecem com nomes repletos de glamour, mas com o efeito tão conhecido quanto aquele que um dia nossa mãe já usou.

As mechas largas estão fazendo a cabeça de várias atrizes e das mulheres mais antenadas nas últimas tendências do mundo fashion ,e sem dúvida é uma ótima aposta para a temporada solar. E podem ser usadas desde as mais tradicionais que aparecem desde a raiz do cabelo. Bem fininhas, conhecidas como luzes ou para as mulheres mais ousadas as mechas largas tendência da moda.

O pulo do gato na hora de fazer as mechas é saber espalhar bem os fios para que as mechas fiquem bem espalhadas sem dar a impressão de um cabelo manchado ou uniforme. As mechas largas são feitas separadas à mão e enroladas no papel alumínio.

É possível conseguir vários efeitos e pontos de luz com as mechas. Conseguindo assim abrir e dar leveza a fisionomia e até mesmo destacar ou camuflar alguns pontos do rosto. O ideal que após a descoloração do fio seja pigmentada a mecha descolorida com o tom desejado para criar harmonia ao cabelo.